Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Outubro de 2013 às 09:38

    Imprimir


Diamantino tem se destacado no Estado, em alta como polo educacional, com a implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o  município também se tornou destino frequente do governador Silval Barbosa e lideranças políticas.
 
O aeroporto que outrora vivia o ostracismo, a espera de voos transportando o malote de correspondências, hoje às vezes chega enfrentar ligeiros congestionamentos, com três ou quatro aeronaves particulares taxiadas ao mesmo tempo trazendo ao município investidores e políticos.
 
No final da tarde de terça-feira (22.10), três aviões pousaram no aeroporto de Diamantino, neles uma comitiva da União Europeia, acompanhados de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), com os médicos veterinários Enio Arruda, Marcelo e Daniela.
 
Os acompanhantes da missão europeia, que realizou a rastreabilidade dos produtos e matérias primas de exportação, -- visitaram o prefeito Juviano Lincoln em seu gabinete.
 
- Novos tempos
 
A cerca de 190 km da capital do Estado de Mato Grosso, o município de Diamantino, que possui em média 22 mil habitantes, vive seu maior ápice até os dias atuais, com investimentos milionários tanto da iniciativa privada, quanto do Governo do Estado.
 
Detentor de multinacionais, como, por exemplo, o frigorífico  JBS, um dos maiores da América Latina, com abate de 1.500 cabeças de boi ao dia, exportando para o mercado Europeu e Oriente Médio, Diamantino que tem o 22ª Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre os 141 municípios de Mato Grosso -- é responsável por alavancar a economia local da região.
 
Um grande empreendimento do Grupo Amaggi se instala no município, os investimentos iniciais para o complexo de armazenagem de grãos somam R$ 25 milhões.
 
No campo educacional, a implantação da Unemat, a vinda do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), e a expansão da Universidade Aberta do Brasil (UAB), fazem com que Diamantino se consolide como polo educacional na região Médio Norte.
 
O prefeito Juviano Lincoln comemora o desenvolvimento pelo qual passa Diamantino. “No Posto Gil nós temos a instalação de uma grande transportadora; uma unidade de depósito de gesso. Também teremos as empresas Oba-Oba, Daron Móveis; Moda Verão e uma indústria de conservas, com objetivo de fomentar a economia local, comprando produtos da agricultura familiar”, afirmou.
 
O governador Silval Barbosa esteve em Diamantino na quinta-feira (17.10) e relatou a proeminência do município. “Diamantino está se consolidando como polo industrial e educacional”, salientou.
 
O prefeito relatou que está em busca de mais investidores dentro e fora do Mato Grosso. “Chegou o momento de Diamantino ser visto como a bola da vez”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6188/visualizar/