Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Janeiro de 2012 às 23:10

    Imprimir


O excesso de chuva, somado ao lixo nos quintais e outras condições, resultam certamente em novos focos do mosquito transmissor da dengue. A afirmação é da coordenadora da Vigilância Ambiental, Míriam de Campos. O combate ao mosquito Aedes Aegypti deve fazer parte do dia-a-dia de cada família, independente da estação. Porém, é no período chuvoso que os cuidados, principalmente com os quintais, devem ser intensificados.

Dados da Vigilância em Saúde revelam que somente na primeira semana de 2012, foram registradas oito notificações de dengue. O número é significativo se comparado ao ano passado, em que foram registradas 143 notificações, sendo 35 casos confirmados, 82 descartados e 27 aguardando o resultado do exame.

De acordo com a coordenadora, a principal orientação aos moradores é manter os quintais e as calhas sempre limpas, os pratos de flores com areia, as caixas d"água fechadas e os pneus acondicionados. "A dengue se combate com simples ações, porém precisamos da colaboração de todos."

Míriam revela ainda que outro problema encontrado pelos agentes de saúde é quanto as casas ainda em construção. "As pessoas se esquecem que qualquer recipiente que possa acumular água pode se transformar em criadouro do mosquito."

Segundo ela, 2011 foi um ano com poucos casos da doença, principalmente, se comparado a 2010, em que foram registrados 316 casos confirmados de dengue. No entanto, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde para este ano é continuar o trabalho de conscientização nos bairros e nas escolas e baixar ainda mais os índices de infestação da doença.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/62167/visualizar/