Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Quinta - 05 de Janeiro de 2012 às 16:00

    Imprimir


O estudante Henrique Vasques, que cursava medicina na Rússia (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal) 
Henrique Vasques cursava medicina na
Rússia (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)



O irmão do estudante paulista morto na Rússia quando patinava com um amigo num lago congelado na cidade de Kursk, a 456 km de Moscou, disse ao G1, nesta quinta-feira (5), que o processo de repatriação do corpo está sendo difícil para toda a família. “Toda a documentação está certa, agora falta pagar o orçamento do translado. Quando não se dá adeus, o processo é muito mais doloroso”, afirmou Victor Vasques de Haro, designer de 25 anos. Henrique tinha 21 anos e estudava medicina na Rússia.

Segundo Victor, a embaixada brasileira em Moscou indicou uma funerária. O valor estipulado para o retorno do corpo do estudante ao país ficou em U$ 6 mil. Caso a família consiga pagar até esta sexta-feira (6), o avião com o jovem deve partir de Moscou no sábado (7) e chegar ao país na segunda-feira (9).

O designer afirma, porém, que o valor é muito alto para os padrões da família, que mora de aluguel na Zona Leste da capital. “Nós ainda estamos pagando parcelas a pessoas que nos emprestaram dinheiro para ele [Henrique] ir para a Rússia em outubro”, disse. Por isso, a família está contando com doações de amigos e pessoas que se sensibilizaram com o caso. “Sinceramente, não sei [se vamos conseguir o valor até sexta]. Quero acreditar que vamos conseguir, pois a gente não consegue mais prolongar isso”. Os pais do estudante estavam medicados na manhã desta quinta-feira.

Medicina
Para Vasques, o irmão era uma pessoa com uma dedicação muito grande de ajudar as pessoas. Ele cursava engenharia na Universidade Federal do ABC e servia ao Exército ao mesmo tempo. Durante uma iniciação científica, se envolveu com medicina e percebeu sua vocação. “Ele queria trabalhar com neurocirugia. Mas brincava sempre com minha mãe falando que quando voltasse, ia ficar três meses no resgate”.

O paulistano Henrique Vasques foi cursar medicina na Rússia em outubro de 2011 e devia ficar seis anos no país. Ele já tinha passagem de volta comprada para o Brasil, para passar um período de férias em junho e julho deste ano.

Acidente
Após patinar com amigos em um lago congelado na cidade de Kursk, o estudante estava voltando para casa quando, segundo amigos, o gelo se rompeu. Ele e o também brasileiro Rafael Lusvarque caíram na água e tentaram nadar até a borda.

De acordo com Jemerson Fabio Gomes de Souza, amigo dos brasileiros, um policial que passava pelo local ajudou a retirar os dois da água. Rafael foi hospitalizado mas Henrique, que já estava inconsciente devido ao frio, não resistiu.





Fonte: Do G1 SP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/62905/visualizar/