Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Dezembro de 2011 às 16:53
Por: Luciana Cury e Maicon Milhen

    Imprimir


A falta de sala de aula própria não impediu que a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) levasse em 2011 cursos de capacitação a cidades onde ainda não há escolas técnicas profissionalizantes em funcionamento. É o que mostra um balanço feito pelo órgão ao qual aponta a qualificação de mais de mil pessoas de oito cidades do Estado que não têm unidades profissionalizantes estadual. Cuiabá, Juína, Cáceres, Confresa, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Tapurah e Primavera do Leste receberam cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que duram em média de três a quatro meses e que ajudam o comércio e a indústria local a ter mão-de-obra.

Pelos dados divulgados pela Secitec, nessas oito cidades, cujo não possuem escolas técnicas profissionalizantes, foram realizados 15 cursos FIC. Essa ação, segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig, comprova que a atuação da pasta não está concentrada apenas naquelas cidades onde há unidades do órgão. “Estamos indo além e levando capacitação a lugares onde há uma grande demanda por conhecimento técnico. Para o ano que vem a meta é atender um número maior ainda de pessoas”, prevê o titular da pasta.

Dos 15 cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados, nove já foram concluídos, o que provocou a formação de 384 novos profissionais.

De acordo com Adriano Breunig, a escolha dos municípios e dos cursos levou em consideração o desenvolvimento de setores estratégicos para o crescimento do Estado. Em Chapada Dos Guimarães, além do curso de ‘Informática Básica’, a Secretaria formou alunos especializados em ‘Comidas Típicas’, já que o município conta com um grande potencial turístico.

Como Mato Grosso é um dos líderes no setor da agropecuária e um dos estados que mais cresce no País, o Governo do Estado, através da Secitec ofereceu a formação gratuita nas áreas da Indústria Alimentícia, com ênfase na produção de alimentos, criação de aves, manejo de gado e técnica de vacinas.

“Já para atender a demanda crescente no campo energético, foi ofertado o curso ‘Eletricista de Distribuição’, que já formou gratuitamente 23 alunos em Primavera do Leste e está em andamento em outros quatro municípios”, complementa Adriano Breunig.

Até o final do ano mais de 500 alunos ainda devem se formar nos cursos FIC oferecidos pela Secitec e que estão em andamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/66117/visualizar/