Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Dezembro de 2011 às 08:57

    Imprimir


Assessoria de Imprensa

O segundo semestre do curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) desenvolveram uma oficina idealizada pelo professor Mario Roney, especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O professor e os acadêmicos sinalizaram todas as dependências da instituição de ensino.

O trabalho intitulado: “De nó em nó incluindo sem dó” -- mostra a segunda Língua reconhecida no Brasil e deixa as instalações da UNED identificadas também para os surdos.

“Nós fizemos toda parte teórica, com contexto histórico, cultura surda, abordamos o bilingüismo e fomos para o Centro Estadual de Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceada). Os acadêmicos tiveram um encontro real com os deficientes”, explicou o professor.

Desta forma, a UNED avança tendo na grade curricular do curso de Educação Física a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A faculdade sai na frente, pois a legislação menciona que os cursos [com essa disciplina] inicialmente tinham que ser Pedagogia, Educação Especial e  Fonoaudiologia e a UNED tinha 10 anos de prazo para colocar no curso de Educação Física. A instituição está um passo à frente, até mesmo por não estar localizada na capital, eu só tenho que parabenizar”, congratulou o professor.

O acadêmico Cezário Júnior de Araújo relatou que a UNED trabalha com a inclusão. “É uma forma de agregar as pessoas que por uma ocasião do destino nasceram com uma deficiência, dando oportunidade e igualdade. O curso de Educação Física prepara bem os futuros profissionais. Tem muita gente fora das escolas por não ter oportunidade de aprender, pois não há interprete. Essa disciplina é sem dúvida uma forma de inclusão”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/66900/visualizar/