Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 08:46

    Imprimir


A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou na manhã dessa segunda-feira (28.11) o Programa “Mais Educação”, em parceria com o Ministério da Educação. O lançamento ocorreu na escola da rede municipal Fábio Diniz Junqueira, no Jardim dos Ipês.

Marcaram presença no evento o prefeito Saturnino Masson, o vice-prefeito Idail Trubian, os secretários municipais de Educação e Cultura, Júnior Pimenta, e de Administração, Vágner Guimarães. Outras presenças foram do coordenador do Programa Mais Educação, professor Nadir Bariviera e professores da rede municipal de ensino.

Implantado ainda como plano piloto nas escolas municipais Fábio Diniz Junqueira e Gentila Muraro, o Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Outra questão importante é o suporte oferecido a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ampliando o tempo de permanência na escola e do contato com atividades educacionais, culturais e de convivência social.

Para o prefeito Saturnino Masson, a educação em tempo integral favorece uma melhor formação dos alunos, ampliando a importância da escola no futuro da sociedade. “Ações como esta terão seus resultados percebidos de imediato no rendimento dos alunos e lá na frente, no convívio como cidadão”, considerou.

Já para o vice-prefeito Idail Trubian, a educação integral, depois de definitivamente implantada, representará ganhos sociais importantes e até mesmo econômicos num futuro próximo. “Manter uma criança, um adolescente em tempo integral na escola tem um custo humano e econômico bem menor do que tentar, no futuro, corrigir alguém que foi prejudicado pela vulnerabilidade”, avaliou.  

PROGRAMA - O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa também visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67321/visualizar/