Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Novembro de 2011 às 22:01

    Imprimir


A Câmara Municipal de Várzea Grande vai analisar projeto de lei  de autoria do vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), cujo objetivo é o combate e a prevenção do câncer de colo de útero, através de um programa junto as unidades básicas de saúde (UBS) - postos de saúde - e nas escolas da rede municipal, através de exposições, seminários, conferências, campanhas preventivas e demais eventos que visem divulgar, nos diversos segmentos da sociedade, em especial no meio estudantil e comunitário, as causas, consequências, os meios e incentivos dos métodos de prevenção e tratamento do vírus do papiloma humano, mais conhecido pelo nome de HPV.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres (atrás apenas dos cânceres de pele e de mama) no Brasil. Representa cerca de 8% de todos os tumores malignos em mulheres. Em geral, tem crescimento lento e pode não apresentar sintomas como a dor. Com a infecção algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer.

Exame preventivo

Estas lesões são diagnosticadas através de exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolau, pelo Papanicolau e através de exames chamados colposcopia, vulvoscopia e anuscopia, que pode ser realizado no posto de saúde, não tendo a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada.

Consiste na coleta de material da parte externa (ectocérvice) e interna (endocérvice) do colo do útero. O material coletado é afixado em lâmina de vidro, corado pelo método de Papanicolaou e então examinado ao microscópio.

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero: baixas condições sócio-econômicas, início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene íntima inadequada e uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda, que o vírus do papiloma humano tem papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

Campanhas permanentes de prevenção

De acordo com o vereador Toninho do Gloria (PV), o projeto propõe medidas permanentes de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção ao vírus HPV, mediante campanhas de esclarecimento, além de incentivos e facilidades à realização periódica de exames.

A medida prevê ainda, a ampla e pedagógica discussão, divulgação e a troca de experiências no meio escolar como forma de propagar os benefícios proporcionados pela vacinação contra o câncer do colo de útero e o papiloma vírus, e dos hábitos de higiene e prevenção entre os adolescentes em idade escolar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68097/visualizar/