Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Novembro de 2011 às 14:41
Por: Alline Marques

    Imprimir


Matheus Hidalgo

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi destaque na avaliação das instituições de ensino superior  feita pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A instituição superior de ensino de Mato Grosso obteve nota quatro, considerada satisfatória pelo MEC. Vale destacar que o curso de Medicina Veterinária do campus de Sinop obteve  nota máxima: 5.

A avaliação gerou o Índice Geral de Cursos (IGC) por instituição, com notas de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas de um e dois, desempenho insatisfatório.

Ao todo foram avaliadas 2.176 instituições e apenas 27 delas alcançaram nota cinco, sendo 16 públicas e 11 privadas. A UFMT ficou entre as 131 universidades que conquistaram o Índice Geral de Curso (IGC) nota quatro, sendo 65 públicas e 66 privadas. A nota foi comemorada pela reitoria da UFMT, já que houve o crescimento de um ponto no IGC do ano passado para cá.

A Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Faculdade Anhanguera de Rondonópolis atingiram média três, também ficando dentro do conceito satisfatório do MEC.

As demais instituições de ensino espalhadas pelo estado de Mato Grosso terão de melhorar seus índices, pois correm o risco de perder a autonomia e até sofrer cortes. Dentre as que tiveram nota dois, estão o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Faculdades Integradas de Diamantino, Afirmativo e ICE.

Além da avaliação geral, o MEC também realizou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) analisando o desempenho individual de cada um. Algumas instituições, no entanto, não atenderam um ou mais itens das oito medidas de cálculo e ficaram sem conceito.

Na UFMT, os cursos de Agronomia (Sinop), Enfermagem (Rondonópolis), Medicina Veterinária (Sinop) e Serviço Social (Cuiabá) obtiveram cinco, a nota máxima da avaliação. Por outro lado, a Unic teve nota máxima apenas no curso de Veterinária e as demais faculdades avaliadas ficaram com nota 3 e 2. Farmácia e Serviço Social ficaram sem conceito.

Os cursos de Agronomia (Barra do Garças), Biomedicina (Barra do Garças), Educação Física (Pontal do Araguaia), Farmácia (Sinop) e Zootecnia (Cuiabá) da UFMT aparecem sem conceito, pois são cursos novos sem a participação de alunos concluintes e o Enade foi realizado apenas pelos ingressantes no ano de 2010.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68608/visualizar/