Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Novembro de 2011 às 21:09

    Imprimir


Tosse, falta de ar, chiado e sensação de pressão no peito podem ser desencadeados durante atividade física prolongada. Estes sintomas, típicos da asma, também estão associados a hiperventilação, que provoca inflamação das vias aéreas, e também ao contato com agentes irritantes, como o cloro.

As modalidades esportivas de maior risco para a ocorrência destes sintomas são aquelas com longos períodos, como as maratonas, triatlos ou provas de ciclismo.

Este será o tema da palestra do dr. André Albuquerque, médico pesquisador do Departamento de  Pneumologia do Incor – HC, da Faculdade de Medicina da USP e responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, durante o 14º Congresso da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia – SPPT, que acontece de 17 a 20 de novembro, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.

Segundo o palestrante, estes episódios podem acontecer em pelo menos 10% dos esportistas que realizam atividades físicas de longa duração, e devem ser levadas para avaliação de um pneumologista.
“Muitos destes pacientes acabam demorando a procurar ajuda médica, pois acham que os sintomas são comuns, resultado do cansaço físico somente da carga de treinamento.”

Dr. André explica que os sintomas e a frequência com que aparecem variam de acordo com o paciente, a modalidade esportiva, o tempo de duração e também o local.

“A poluição, por exemplo, é um fator agravante. Então provavelmente os índices de atletas que sofrem estes sintomas são maiores em cidades grandes, como São Paulo”.


14º Congresso da SPPT

Cerca de 1.200 profissionais da saúde participarão de uma série de conferências dispostas em três salas e um teatro, além dos cursos pré-congresso previstos para acontecer no primeiro dia do encontro.

Conforme a presidente da SPPT, dra. Jaquelina Ota, o objetivo principal do congresso é apresentar e discutir os temas de maior relevância na atualidade, a fim de que a aquisição de conhecimentos – com grande aplicabilidade clínica – traga impacto na qualidade de vida e sobrevida dos pacientes portadores de doenças respiratórias.

As inscrições prévias acontecem até o dia 21 de outubro e devem ser efetuadas somente através do site www.congressosppt.com.br. Após essa data, as inscrições serão feitas apenas no local do evento, em 17 de novembro. Lembrando que inscrições prévias dão direito a material do congressista, certificado, coquetel de abertura e participação durante todos os dias de evento.

Para acessar a programação completa, clique aqui. Mais informações pelo número 0800-171618.

 


SPPT |14° Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/70176/visualizar/