Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 08:51
Por: LÚCIA MOREL

    Imprimir


Na reta final para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, o clima nos cursinhos preparatórios é de tensão, apesar de diversas atividades para acalmar os alunos. Somente em um dos colégios visitados pela reportagem há 400 jovens que vão fazer a prova no sábado e domingo (22 e 23). Em todo Estado, conforme as informações do Ministério da Educação (MEC) são 122.040 inscritos. No Brasil são 5.366.780 candidatos.

Conforme os estudantes ouvidos pela reportagem, a tensão acontece principalmente pelo medo de errar questões ou não saber resolver os exercícios. André Galindo, 19 anos, sonha em fazer faculdade de Medicina e espera que sua nota no exame o classifique para o curso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ou da Grande Dourados (UFGD). Apesar de já ter prestado outros vestibulares e ter feito o Enem no ano passado, ele afirma que sempre há nervosismo. “A gente sempre fica preocupado. Quanto mais a data chega perto é mais tenso”.

Na opinião dos colegas de André, o momento é “desesperador”. “Essa última semana aumenta o desespero, sem dúvida. Nem dá para dormir direito”, disse Camila Tonico Gomes, 18 anos e que para relaxar, antes da prova, vai escutar muita música. “É o que me relaxa, principalmente rock”. Ela pretende garantir nota para fazer o curso de Odontologia.

O medo de não se sair bem na prova é coletivo e os estudantes que conversaram com o Correio do Estado garantiram que de todas as disciplinas, a que mais preocupa é a Redação. “No fim das contas, é a que mais conta pontos e que vai definir sua nota na prova. Não adianta nada ir bem em todas as matérias e não se sair bem na Redação”, afirmou Carolina Schiavon, de 23 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia Ambiental.

A opinião dela foi compartilhada por Fabiano Arar, 18 anos, que quer ser médico. “A Redação demora para fazer, temos que pensar mais e toma muito tempo. Além disso tem um peso grande na prova e não é todo mundo que tem facilidade para escrever”, argumentou.

Talvez a situação mais tensa seja a da aluna Ana Paula Mendes Ribeiro, 19 anos e que vai disputar uma vaga para o curso de Odontologia. As provas começam ao meio-dia de sábado (22) e terminam às 16h30 (horário de Brasília). Ana Paula, no entanto, vai começar seu exame às 18 horas, horário do pôr-do-sol. “Eu sou Adventista e todos os candidatos que são Adventistas vão chegar no local da prova no horário programado e vão ficar lá até dar 18 horas. Vou ver todos os fazendo as provas e vou começar somente depois que todos terminarem”, detalhou. Quem professa essa religião segue o sábado como dia de descanso, começando às 18 horas de sexta-feira e terminando no mesmo horário do dia seguinte.

Dúvidas
Para a professora Célia Cristina Carvalho, um dos maiores problemas que os estudantes enfrentam nessa reta final é decidir que profissão seguir. “Muitos deles ainda têm muitas dúvidas e chegam até a gente para dizer que não têm ideia de que curso escolher”, comentou a pedagoga.

Para ajudar nessa indecisão, a escola promove palestras aos alunos com profissionais de diversas áreas e também leva esses estudantes até as universidades. “Esta semana acontecem feiras de profissões na Uniderp (Anhanguera) e na UFMS e vamos levar nossos alunos para que conheçam mais de perto as áreas”. Conforme Célia, a escola conta com uma psicóloga que ajuda os alunos nesse processo de decisão e os acompanha na preparação para as provas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72264/visualizar/