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Educação/Vestibular
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 06:56

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Demanda da Educação e Organização Curricular são debatidos em VII Encontro Estadual da Educação
Profissionais da Educação de Mato Grosso estiveram, no sábado (15), no Centro de Eventos do Pantanal para participar do VIII Encontro Estadual da Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). O objetivo foi o enfrentamento frente às políticas da negação do direito, para a superação dos problemas educacionais, visando a valorização profissional e a formulação de políticas públicas que fortaleçam a implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP), a fim de garantir a construção de uma escola pública de tempo integral, com jornada única de trabalho para os profissionais da Educação e regime de colaboração entre os entes federativos.

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/ME), Carlos Abicalil, compôs uma das mesas-redondas, abordando o tema “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e o Fortalecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos”. “Esse processo de implementação da Resolução nº 04 de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE) ocorre sob uma base institucional nova, em função da obrigatoriedade ampliada da educação básica, das novas responsabilidades da União junto aos Estados e municípios e de uma lei que organiza a carreira e a remuneração dos profissionais da Educação, que é a Lei do Piso”, pontuou. “Foi um processo de construção bastante longo, de diversas oitivas e de desenhos de novas institucionalidades, o que não quer dizer que é uma diretriz sem problemas uma vez que representa uma diversidade de pensamentos e orientações”, complementou.

Dentre as contradições citadas pelo secretário da SASE/ME está a questão de que a formação profissional continua sendo por disciplina enquanto que o currículo propõe áreas de conhecimento. “Como falar em interdisciplinaridade quando as licenciaturas são por matéria de estudo?”, indagou. “Inclusive, os concursos públicos atendem esse modelo antigo”, acrescentou. Por isso, o gestor destacou o papel do PPP. “Estamos diante de uma nova geração de profissionais que está enfrentando as contradições entre o que é norma e o que é a realidade e é esse confronto que deve ser expressado no PPP.”

O ex-deputado federal lembrou ainda que Mato Grosso antecedeu às normas nacionais, mesmo em um contexto de adversidades. “A obrigatoriedade do ensino médio em Mato Grosso, por exemplo, é da Constituição Estadual de 1989, enquanto que essa obrigatoriedade só chegou à Constituição Federal em 2009”, disse. “Isso é só para a gente entender o salto e o que significou a intensidade da mobilização social em Mato Grosso distintiva e marcante para as políticas nacionais”, complementou.

Para o presidente do Sintep-MT, Gilmar Soares Ferreira, a organização curricular é o cerne do ambiente escolar. “A escola se torna atrativa se ela, de fato, tiver um currículo que vem ao encontro dos anseios da comunidade e das necessidades do nosso tempo”, disse. “Por isso é fundamental que a gente renove as metas e objetivos necessários para atender esses objetivos”. Gilmar Soares pontuou ainda sobre a necessidade dos profissionais da Educação visualizarem a escola como um organismo fundamental para o exercício da cidadania. “Somos formados numa organização curricular progressista, mas na prática é conservadora uma vez que coloca o aluno numa prática bancária, ou seja, não se coloca o aluno como sujeito do conhecimento”, refletiu. “É preciso fazer o aluno pensar e repensar os conteúdos repassados na escola e, por isso, essa reflexão sobre a organização curricular é importante”.

Na mesma mesa, ainda contribuíram com os debates duas professoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ozerina Victor de Oliveira e Jorcelina Fernandes, que falaram sobre a Organização Curricular na Educação Básica. Na oportunidade, a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Fátima Rezende, também relatou como a pasta vem atendendo as demandas da Resolução nº 04/2010.

Outros assuntos – Três outras mesas foram realizadas na sábado (15) para tratar dos temas “Saúde do Trabalhador: Qualidade de Vida”, “Valorização Profissional: Piso, Carreira e Jornada – As Condições Elementares para a garantia da Qualidade da Educação” e ainda “Apreciação e referendo das proposições do VIII Encontro Estadual da Educação”. O Sintep-MT promoveu também um jantar de confraternização em homenagem ao Dia do/a Professor/a.






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