Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Setembro de 2011 às 10:42
Por: Weverton Correa

    Imprimir


As obras de pavimentação na BR-163, na divisa do Norte de Mato Grosso com Novo Progresso, no Pará, devem ser retomadas, hoje, após índios kayapós terem apreendido as chaves dos maquinários, há cinco dias, e bloqueado a rodovia. Eles suspenderam a mobilização, ontem à tarde, depois de acordo com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, o presidente substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl. Uma ponte queimada está sendo reconstruída para liberar o tráfego.

Representante dos indígenas, Irma Kayapó, disse, ao Só Notícias, que as reivindicações para melhoria de estradas nas aldeias indígenas e a construção das casas de saúde e do artesanato, começam a ser atendidas de imediato. Informou que, esta manhã, máquinas já iniciam as obras de abertura de vias e a limpeza dos terrenos para a construção das casas nas terras deles.

Os índios cobravam o atendimento das reivindicações do Dnit, por meio de um acordo de cooperação firmado com o Instituto Kabu. Eles ameaçavam queimar as máquinas que atuam nas obras de pavimentação, caso nenhum representante do órgão fosse ao local para negociação. Pelo menos até ontem, também ameaçavam queimar mais uma ponte. O manifesto teve início na terça-feira (13).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/75903/visualizar/