Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 05 de Setembro de 2011 às 14:56

    Imprimir


Deivison Almeida/ G1
Moradores e turistas contaram com o show da Banda Calypso.
Moradores e turistas contaram com o show da Banda Calypso.
As margens do Rio Araguaia, numa cidade de pouco mais de 16 mil habitantes, chamada Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, milhares de pessoas se reuniram durante o 15º festival náutico e 13º festival cultural, evento que ocorreu nos últimos três dias. A população pode conferir exposições e concurso de fotografias, em parceria com o Departamento de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), concurso da garota e garoto náutico e shows nacionais. Além disso, as pessoas puderam se divertir nas águas do rio que cruza toda a cidade.

Durante o dia os carros automotivos tomaram conta das ruas e no período da noite os shows nacionais e regionais movimentaram o município. Conforme informou o prefeito de Alto Araguaia, Alcides Filho, a cidade neste período chega a receber cerca de oito mil turistas. “Neste ano demos uma apertada na programação para três dias para que os turistas possam vir tranquilamente”, ressaltou ao lembrar que nas edições anteriores o evento durava sete dias.

A equipe do G1, que acompanhou o segundo dia do evento, encontrou em meio a multidão um grupo de capoeiristas se apresentando. Trata-se do grupo de capoeira do mestre Roque, que rapidamente reuniu diversas pessoas em volta. De acordo com o mestre, o grupo tem cerca de 40 integrantes. “Somos um grupo daqui mesmo [de Alto Araguaia] sempre fazemos apresentações abertas no festival”, relatou.

Os hotéis da cidade, durante a festa, ficaram lotados. Luzia de Oliveira Silva, gerente de um hotel de Alto Araguaia, conta que não teve aposentos livres. “Tenho 30 apartamentos e todos ficaram lotados”, pontuou. Oldemar Araújo, dono de uma barraca de bebidas, disse que como ficou próximo aos dois palcos de shows, conseguiu faturar bem. “No mínimo, eu faturo no evento R$ 800, mas sempre é mais que isso”, frisou.

O G1 conversou com um grupo de 15 pessoas que veio de Brasília para prestigiar o evento. Diego, um dos integrantes, relatou que eles vieram prestigiar a atração principal. “Estamos acompanhando a Banda Calypso, viemos de Brasília e passamos por Jataí (GO). Fazemos parte de um fã-clube da banda”, salientou. Além do grupo de Brasília havia turistas da Bahia, do Pará, e de Goiás.

De acordo com o prefeito Alcides Filho, pouco mais de 25 mil pessoas prestigiaram o evento neste ano, o que já é considerado um dos públicos mais expressivos do evento. “Neste ano ultrapassamos os públicos anteriores, principalmente por causa da loira [fazendo alusão à vocalista da Banda Calypso]”, observou.

Além dos shows nacionais e regionais, ocorreu o concurso garoto e garota Náutico. Regis Carvalho, de 27 anos foi o primeiro colocado. Ele conta que já foi Mister Goiânia e Mister Goiás, ele fala que se sente lisonjeado por ter conquistado o título. Esta é a primeira vez que ele disputou o concurso em Alto Araguaia. “Eu acho que ganhar o garoto náutico é uma oportunidade, uma abertura de portas”, salientou.

Atração principal
Diretamente do estado do Pará, com 13 anos de trajetória, uma banda que mistura ritmos caribenhos com elementos da cultura paraense, como a guitarra e o carimbó, foi a atração principal do evento. Esta é Banda Calypso.

Joelma, vocalista da banda, conversou com o G1 enquanto seu marido e integrante do grupo, conhecido como Chimbinha, estava se concentrando para entrar no palco. Ela nos revelou que no próximo dia 17 estará gravando o primeiro DVD internacional, em Angola. Joelma disse que parte do show apresentado em Alto Araguaia estará na nova produção. “Parte do show que iremos gravar em Angola será apresentado na cidade, só não vamos colocar tudo para não estragar a surpresa”, frisou.

Além da banda paraense, se apresentaram no evento a dupla sertaneja Gean e Geovane, Kariele Gotijo, Nico e Lau, Marcos e Fernando e a atração local Melado do Forró.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77076/visualizar/