O crescimento é acompanhado pela Associação Brasileira de Indústria Hoteleira no Ceará (Abih-CE). Segundo dados da Associação, em 2005, a ocupação dos hotéis em agosto era de 50%. Em 2009, esse número subiu para 69%.
Ana Luiza Lima, gerente de um hotel que está com 80% dos leitos ocupados, garante que os investimentos para atrair esse tipo de turista aumenta a cada ano. “É um nicho de mercado muito interessante porque o turista de negócio vem com poder aquisitivo maior do que o turista de lazer”, diz Ana.
A Setur também confirma esse maior poder aquisitivo. De acordo com pesquisa, em 2010, o turista de lazer gastava por dia no Ceará, média de R$ 141,00, enquanto o turista de negócio chegava a gastar, por dia, 67% a mais.
Fabiano Dias é um exemplo deste tipo de turista. Há cinco anos não vinha a Fortaleza e chegou nesta semana para participar de uma Feira de negócios. A previsão era de passar uma semana na cidade, mas já ampliou esse período. “Já é possível ver que a cidade está diferente, mais aberta, mais preparada. Aproveito a viagem para, além de fazer negócios, rever os amigos”, comenta Fabiano.
Francisco Bezerra Menezes é organizador de uma feira de negócios que acontece em Fortaleza e para ele, são ações assim que movimentam qualquer cidade. “Para a feirta, Fortaleza está recebendo gente de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Paraíba, Ro Grande do Norte. Tem até empresário de Portugal trazendo gente para conhecer a cidade e quem sabe, até para morar por aqui”, afirma Menezes.
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