Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 16:20

    Imprimir


Encerra-se na próxima segunda-feira (29.08) o prazo para que os aprovados no programa educacional ‘MT Preparatório" façam a matrícula. Os mais de 20 mil aprovados devem ir até a unidade escolar onde escolheu para assistir as aulas preparatórias e apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento e ou Cédula de Identidade Oficial (cópia); uma foto 3x4 recente; Histórico Escolar do Ensino Médio ou Histórico Escolar Parcial do Ensino Médio; Comprovante atualizado de residência, como conta de luz, água ou telefone (cópia - frente e verso) e cópia do CPF.

O aprovado que não efetivar a matrícula perde o direito à vaga, sendo essa preenchida pelo classificado, respeitando a ordem de classificação de turno e escola.

MT PREPARATÓRIO

O programa ‘MT Preparatório" está, em 2011, em seu primeiro ano de execução. A ação organizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) fornece a 23 mil pessoas - entre alunos do 3º ano da rede pública estadual, reeducandos das unidades prisionais do Estado e concluintes do Ensino Médio - aulas preparatórias para exames seletivos (Enem, Vestibular e concurso público).

De 15 de agosto, quando as aulas começaram em todo o Estado, até dezembro os matriculados no programa terão aulas de 13 disciplinas.

Ao total, são 18 professores que realizam aulas de dentro de um estúdio de TV montado na sede da Secitec. As imagens são retransmitidas via satélite aos 193 pontos espalhados por Mato Grosso. Nesses pontos receptores de imagens, a maioria instalada em escolas estaduais, os mais de 23 mil participantes do programa assistem através de uma TV de 42 polegadas à aula que o professor ministra de dentro do estúdio televisivo em Cuiabá.

ESTÚDIO DE TV

O estúdio de TV é composto por três câmeras PTZ robotizadas eletromagnéticas e um quadro interativo ‘Smart Board". Nesse último item tecnológico o educador utilizará nas suas aulas um grande monitor de TV de 52 polegadas, de onde é possível escrever notas, fazer desenhos, abrir fotos ou até mesmo vídeos. Nesse monitor há uma série de sensores que mapeiam alterações na superfície da tela, permitindo que o professor possa interagir com conteúdo multimídia e escrever anotações em tinta digital.

O estúdio televisivo contém ainda ‘TriCaster", com funções de ‘switch digital" que captura e edita imagens e, ainda, gera caracteres em tempo real. Com essa tecnologia será possível a utilização do Chroma key, que por meio de um fundo verde, o professor poderá inserir imagens, vídeos, animações 2D e 3D para melhor contextualizar o conteúdo aos alunos.

O estúdio é ainda todo revestido com manta de rocha e sonex, para deixar o ambiente acústico e antichamas.

AULAS

As aulas do ‘MT Preparatório" são realizadas em dois horários: manhã e à noite. São três aulas por dia, de segunda a sexta-feira, com intervalo de 15 minutos.

No período matutino o horário de início dos estudos é das 7h10 às 11h15 e no noturno das 19hs às 22h15. Os alunos irão receber, até setembro, todo o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo cem vídeos-aulas.

AULAS NAS UNIDADES PRISIONAIS

Cerca de 250 reeducandos abrigados nas unidades prisionais de Mato Grosso passam a ter acesso às aulas do programa ‘MT Preparatório". A ação educacional é realizada por meio de uma parceria entre a Secitec e a Fundação Nova Chance (Funac).

Serão atendidos os detentos da Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger, os dos presídios ‘Major Eldo Correa" (Mata Grande/Rondonópolis), ‘Osvaldo Florentino Ferreira" (Ferrugem/Sinop), ‘Major PM do Zuzi Alves da Silva" (Água Boa) e as reeducandas da Penitenciária Feminina ‘Ana Maria do Couto May (Cuiabá).

Nessas unidades as aulas não serão exibidas ao vivo. O conteúdo será gravado e disponibilizado aos detentos em horários a serem definidos pela Funac. E, assim, como os demais atendidos, os cerca de 250 reeducandos também receberão material didático.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/78438/visualizar/