Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 16 de Agosto de 2011 às 16:55
Por: EMILI ARCHER

    Imprimir


A equipe técnica do Núcleo de Vigilância Ambiental, responsável pelo monitoramento e tratamento da dengue em Rondonópolis, participou de um treinamento com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo foi conhecer o larvicida Novaluron e a forma adequada de utilizar o produto no combate ao mosquito aedes aegypti. No Estado de Mato Grosso, além de Rondonópolis, as cidades de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Sinop e Várzea Grande vão usar o inseticida durante as visitas preventivas nas residências.

O encontro realizado na última sexta-feira (12) qualificou biólogos, supervisores do serviço de Endemias, do Departamento de Saúde Coletiva, coordenadores, enfermeiros e ainda a equipe técnica do Escritório Regional de Saúde. O gerente do Núcleo e coordenador do Centro de Controle de Zoonozes - CCZ, Edgar da Silva Prates, esclarece que a ação é uma exigência do Ministério da Saúde – MS que verificou a necessidade de mudança no princípio ativo durante o combate ao mosquito.

Edgar reforça que um grupo do MS monitora regularmente a eficácia dos produtos e a resistência do aedes aegypti. Por este motivo o larvicida Novaluron deve substituir o Diflubenzuron. “Em 2010 e 2011 conseguimos manter o baixo índice de infestação da doença na cidade graças ao trabalho dos agentes de saúde e a consciência das pessoas. E agora precisamos fazer a mudança para continuar atingindo esse índice”, completa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/79450/visualizar/