Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Agosto de 2011 às 16:42

    Imprimir


 

Com recurso próprio, a prefeitura municipal de Barra do Bugres adquiriu outra balsa com motor para captação de água para a ETA. Agora, com duas bombas de captação funcionando proporcionará uma maior vazão e não haverá problema quando uma das bombas deixar de funcionar por qualquer motivo. “Irá aliviar um pouco o problema de falta de água que se aflige mas não é a solução total, pois o volume de capacidade de tratamento de água continua o mesmo e o consumo continua aumentando e desse modo tornando a demanda insuficiente”, analisou Silval Jesus Gomes de Souza, coordenador do Departamento de Água e Esgoto do município.

O recente problema de falta de água em alguns bairros da cidade de Barra do Bugres tem provocado o descontentamento de munícipes com os serviços do DAE – Departamento de Água e Esgoto. Para o responsável pelo setor, Sival Souza, a população reclama com razão, “eu também tenho falta de água em minha casa e sei como é dificultoso e desagradável esse tipo de problema”, disse. “Seria burrice de minha parte faltar com a responsabilidade do serviço que me foi confiado, deixando faltar água de propósito para a população, colocando a credibilidade minha em dúvida com o prefeito, correndo o risco de ser demitido e ainda deixando a administração em maus lençóis perante a opinião pública. Jamais eu trabalharia contra eu mesmo. Estou correndo atrás de soluções que sigam o que manda a legislação, para que o DAE seja auto-suficiente, não gere descontentamento e que essas soluções não prejudiquem nem o povo e também a administração”, categorizou Sival.

Sival explica que a expansão das redes de água, devido ao grande número de loteamentos que passaram a existir em Barra do Bugres nos últimos anos foi muito grande. Incentivados pelos financiamentos de acesso facilitado pela Caixa Econômica Federal, a partir do ano de 2003, surgiram cerca de 10 loteamentos regulares e irregulares, segundo informações do Departamento de Cadastro e Engenharia da prefeitura.

Em conversa com Arnaldo Luis Pereira, ex-prefeito de Barra do Bugres, que exerceu dois mandatos seguidos a contar do ano de 1997 a 2004, foi citada por ele a dificuldade existente na distribuição de água encanada e tratada para a população nessa época de seca, que se estende pelo período de junho a setembro. Arnaldo confirmou que desde a sua administração já havia essa problema que foi amenizado com o aumento da capacidade de tratamento da ETA. É importante ressaltar que o aumento de consumo é um dos principais fatores que contribuem para que haja essa crise e não a baixa do nível do rio propriamente dita.

Nos meados de todo ano a umidade relativa do ar em Barra do Bugres baixa a 30%, não sendo raro atingir níveis alarmantes de 15% quando, por medida de segurança, alunos são dispensados das aulas nas escolas. Outro fator que prova o aumento de consumo de água está no acréscimo do lucro dos comércios que vendem o líquido em seu estado mineral. Com o calor, os banhos aumentam o seu tempo, bebe-se mais água, sem chuva a poeira aumenta e a limpeza das residências também, sem contar com os inconseqüentes que insistem em lavar suas calçadas, molhar a rua, molhar o jardim, enfim, milhões de litros de água são desperdiçados diariamente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/80135/visualizar/