Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 07:40

    Imprimir


 

O ciclone extratropical que cobre todo o Rio Grande do Sul deve ganhar intensidade ao longo desta terça-feira e provocar vento de mais de 100 km/h na Serra e no Litoral, como já ocorre em Santa Catarina onde já foram registradas hoje rajadas de 107km/h, no município de Urubici. Além disso, o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, destaca a abrangência do fenômeno climático, que pode ser mais um fator de risco de transtornos:

— São sistemas muito grandes, muitas vezes tomam conta de toda a Região Sul do país. Quase metade do Brasil pode ficar sob a influência do ciclone, mesmo que o seu centro esteja no Rio Grande do Sul — disse.

Até a madrugada de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia registrado rajadas de 83 km/h em São José dos Ausentes e 77,7 km/h em Soledade. Segundo Celso Oliveira, essas velocidades podem causar quedas de árvores e falta de energia elétrica, ou seja, estragos mais localizados.

O vento forte também aumenta a sensação de frio. Várias cidades registraram sensação térmica negativa nesta manhã. Em Soledade e Palmeira das Missões, fez 3ºC com sensação de -6°C.


Chuva

Durante as primeiras horas desta terça, apesar da chuva constante a Defesa Civil não recebeu nenhum alerta de problemas. O nível dos rios permanece estável, mas a coordenação mantém o alerta para as populações ribeirinhas às margens do Rio Guaíba e seus afluentes, bem como as regiões dos vales.

Em Mostardas, no Litoral Sul, choveu 47 milímetros desde às 21h de segunda-feira, o que corresponde a 40% da média de agosto no município. Em Rio Grande, também no Sul, foram registrados 41mm, o equivalente a 35% da média. Já na Capital, 11 mm. As precipitações também devem continuar durante o dia, mas com pouca intensidade, conforme a Somar Meteorologia.


Neve

Oliveira acredita que a ocorrência de neve no Estado deverá ficar mais restrita à quarta-feira, pois a temperatura ainda não caiu o suficiente para formar os flocos de gelo. Na Serra, Caxias do Sul registrava até a madrugada 6,8ºC, Vacaria, 7ºC, e São José dos Ausentes, 8ºC.

— Esses registros ainda são muito altos para que a neve volte ao Rio Grande do Sul. Acredito que amanhã (quarta-feira) as condições climáticas estarão mais favoráveis, pois os termômetros irão despencar ainda mais — salienta Celso, que afirma não estar descartada neve na noite de hoje na região serrana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/81610/visualizar/