Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 26 de Maio de 2011 às 00:18

    Imprimir


Todo o país comemora hoje, 25 de maio, o Dia da Indústria. Em Mato Grosso, a data remete a uma análise otimista do setor que se apresenta em constante desenvolvimento. Para celebrar a data, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) divulgou em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, na sede da instituição, a Sondagem Industrial – de janeiro a abril, pesquisa de opinião empresarial criada para monitorar a evolução da atividade industrial. As informações foram repassadas pelo presidente em exercício da instituição, Jandir Milan.

Divulgada pela primeira vez pelo Sistema Fiemt, a Sondagem Industrial tem como objetivo gerar indicadores de tendência passada e futura e de satisfação do empresário. Os indicadores permitem aos industriais e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria, conhecer o sentimento do empresário e prever sua evolução futura. "É uma pesquisa que provoca o industrial a externalizar o que ele pensa sobre o contexto do setor. Outro ponto relevante é que os resultados ajudarão a Fiemt a construir uma política industrial mais direcionada para defendê-la junto ao governo", avalia Milan.

A metodologia da pesquisa é editada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, em Mato Grosso, foi definida a amostra de 130 empresas para a sondagem, sendo estas divididas em dois grupos: 83 de "pequeno porte" e 47 de "médio e grande porte". A coleta das informações é realizada nas duas primeiras semanas do mês imediatamente posterior ao mês de referência e os indicadores da pesquisa variam de zero a 100. Valores acima de 50 pontos indicam evolução ou expectativa positiva, e os relatórios apresentados são divididos em "Nível de Atividade Industrial" e "Índice de Confiança do Empresário Industrial" (ICEI).

A sondagem aponta que os industriais de Mato Grosso estão mais otimistas em relação ao futuro e, de acordo com o presidente, dentre os fatores que contribuem para este cenário estão o término das obras de asfaltamento das BRs 163 e 158, ligando Mato Grosso ao Pará, a pavimentação da BR-364, do Trevo do Lagarto ao Acre, além da Copa do Mundo de 2014. "O eixo da 163 vai explodir em desenvolvimento. Muitas empresas estão investindo pensando no futuro. Até o primeiro trimestre de 2012 a pavimentação será concluída", enfatiza Milan.

Ainda de acordo com o presidente em exercício do Sistema Fiemt, o segmento de Alimentos é o mais otimista da indústria mato-grossense e não há os que apresentam pessimismo. "Há muito mercado lá fora. Os chineses estão consumindo mais carnes, principalmente de aves, o pacto com a Rússia para o fornecimento de carne bovina também aquecerá as exportações e esses são fatores determinantes para o empresário continuar confiante. De forma geral, todos os segmentos da indústria estão otimistas com o cenário de mercado nos próximos seis meses e isso representa mais investimentos e empregos no Estado", pontua Milan.

Um exemplo claro do otimismo empresarial é o "Indicador de Expectativas" do ICEI, onde Mato Grosso registrou 64,9 pontos em maio. O dado engloba a tendência futura, ou seja, a avaliação do empresário dos próximos seis meses com relação ao momento da resposta, relativa à economia brasileira, ao Estado e à empresa. "Os empresários mato-grossenses estão mais confiantes que os do Centro-Oeste, que registraram 63,9 pontos e dos brasileiros como um todo, com 62 pontos", explicou Milan. Ele enfatiza que o empresário mato-grossense tem a intenção de aumentar a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), de comprar mais matérias-primas e contratar mais. "As perspectivas são muito boas e os dados mostram que o industrial do Estado está mais "maduro" e visualiza um futuro garantido", finaliza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90392/visualizar/