Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Maio de 2011 às 22:12

    Imprimir


Ilustração

A Associação Mato-Grossense de Usuários, Familiares e Parceiros da Saúde Mental “Maria da Praça” juntamente com um grupo de usuários e familiares, participam nesta quarta (18) de uma audiência pública e realizam manifestação na Praça Alencastro, em Cuiabá, para denunciar a precariedade do atendimento em saúde mental em Cuiabá.

A audiência acontece às 8:30, na Câmara Municipal, e foi solicitada pelo vereador Lúdio Cabral. O tema será Gestão em saúde mental, Drogas e Controle Social. Também no dia 18, às 13 h. os profissionais dos Caps e Ongs ligadas ao tema participam de uma manifestação na Praça Alencastro em frente à Prefeitura Municipal. A atividade faz parte da Semana de Mobilização pela Efetivação de uma Política de Saúde Mental em Mato Grosso, organizada pelo Fórum Intersetorial de Saúde Mental.

Caos também na saúde mental: Hoje existem em Cuiabá cinco Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, um deles voltado apenas para o tratamento da dependência de álcool e drogas e um infanto- juvenil. São unidades de atendimento ambulatorial mantidas e coordenadas pelo Estado, e os outros 03 pelo município. A denúncia é de que os Caps existentes não conseguem abarcar a demanda. As queixas de usuários e familiares vão desde as péssimas condições que os profissionais têm para o atendimento, falta de itens básicos, como refeições para pacientes, material de limpeza, estrutura física inadequada, falta de manutenção nas casas em que funcionam, falta de transporte para visitas domiciliares, falta de alguns profissionais nas equipes.

Nesta terça (17), às 14:30, a Associação, representantes de usuários e familiares dos CAPS, profissionais dos serviços e de ONGs se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Pires para tratar do tema.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91477/visualizar/