Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 23:22

    Imprimir


Parecer do Ministério Público Federal classifica de "inconstitucional" o texto da medida provisória encaminhada ao Congresso que cria mecanismos para driblar a Lei de Licitações e vai valer para as obras da Copa-2014 e da Olimpíada de 2016. 

Assinado por procuradores do grupo de trabalho que acompanha as ações para o Mundial em 2014, a nota técnica foi encaminhada no início desta semana ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, para que providências sejam tomadas.

Segundo o parecer, o texto encaminhado ao Congresso viola os princípios da "competitividade, isonomia e da impessoalidade" porque permite a realização de contratos sem que haja um limite para o aumento de custos além do valor original.

"Também poderá ensejar graves desvios de verbas públicas em razão da deficiência e da insuficiência do citado "anteprojeto de engenharia"", afirma o MPF.

A medida provisória cria o chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratações). Por esse mecanismo, licitações para obras e serviços dos eventos deixam de ser regidas pela lei 8.666.

O governo já havia tentando aprovar esse regime quando criou a APO (Autoridade Pública Olímpica), no início do ano, para aeroportos e Olimpíada. A tentativa foi barrada pela oposição.

Além dos dois eventos esportivos, o texto permite a realização de contratos sem que haja um limite para o aumento de custos além do valor original também para os aeroportos da Copa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91898/visualizar/