Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 26 de Abril de 2011 às 15:09

    Imprimir


O Projeto Rondon, que teve um papel importante de integração para a região Centro-Oeste, está de volta, e em Mato Grosso atenderá 20 municípios e destes, Nova Olímpia será beneficiado com a ação de acadêmicos da UNOCHAPECÓ de Santa Catarina e UNIC - Universidade de Cuiabá.

Em Nova Olímpia, o Projeto Rondon (Operação Tuiuiú) está previsto para acontecer na segunda quinzena do mês de julho e terá como parceira a prefeitura municipal que cederá toda a logística (alimentação, transporte e hospedagem) aos 16 acadêmicos e quatro professores coordenadores.

Segundo informou a professora Débora Ferreira, que é uma das coordenadoras do projeto representando a Unic, a vinda do Projeto Rondon coincide com o período de férias acadêmicas, facilitando o trabalho que consiste em qualificar os gestores e moradores para que eles possam ajudar no crescimento da comunidade.

Ela disse que o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, conduzida pelo Ministério da Defesa, que tem por missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios do Brasil.

No município, segundo Débora, a atuação do Projeto acontecerá em duas frentes: Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e Conjunto B: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. “Todas as ações que visam trazer conhecimento à população interessada são definidas com os líderes locais, considerando que as ações são realizadas por acadêmicos em fase de conclusão de seus cursos utilizando o período de férias, também oportunizando a estes uma troca de realidade e a oportunidade de realização de um trabalho voluntário”, comentou, destacando que a iniciativa, além de beneficiar a comunidade,  também beneficia professores e alunos que trabalharão voluntariamente durante a execução do projeto. “Esse tipo de trabalho, além de reforçar o currículo, é importante porque se torna uma atividade que promove a formação pedagógica e humana de alunos e professores. E é também uma atividade de integração com a comunidade”, reforça a professora.

EIXOS A SEREM TRABALHADOS

- Capacitar multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que promovam a capacidade de expressão cultural da comunidade e valorizem a cultura local.

- Instalar, dinamizar ou atualizar os conselhos municipais, como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, entre outros.

- Capacitar educadores do ensino fundamental e médio em técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, educação inclusiva, distúrbios da aprendizagem e educação financeira.

- Capacitar agentes de saúde em saúde da família, saúde bucal, saúde ambiental, doenças endêmicas locais, acolhimento e humanização do atendimento em saúde.

- Capacitar multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer.

- Capacitar multiplicadores em nutrição, com incentivo ao uso de alimentos regionais.

- Oficinas na área de Comunicação.

-Capacitar multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, particularmente nas áreas de saúde, educação, cidadania e meio ambiente.

- Divulgar, às lideranças e servidores municipais, os benefícios serviços e programas oferecidos na esfera federal.

-Capacitar os produtores locais.

- Disseminar soluções auto-sustentáreis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

-Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável.

“Não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou preso à parede de nossas casas. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, seus dramas ou suas tragédias; sua história, sua fé no destino da nacionalidade”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94085/visualizar/