Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 02:29
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Faixa exclusiva foi instalada na avenida Isaac Póvoas, no centro de Cuiabá, e um estudo é realizado para implantação do
Faixa exclusiva foi instalada na avenida Isaac Póvoas, no centro de Cuiabá, e um estudo é realizado para implantação do
Condutores de carros particulares e motocicletas desrespeitam o primeiro dia de funcionamento do corredor exclusivo para ônibus, micro e táxis na avenida Isaac Póvoas, no Centro de Cuiabá. Ontem pela manhã, era expressiva a quantidade de veículos que invadiam a faixa restrita apesar de toda a sinalização vertical e horizontal instalada ao longo da avenida. 

"Não está havendo respeito. Vamos orientar nos próximos três dias e, a partir daí, quem insistir em descumprir a nova medida será multado", lamentou o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Antenor Figueiredo. 

Para ele, não há como os motoristas alegarem que foram pegos de surpresa. "Há dias, a mídia vem divulgando a implantação do corredor exclusivo e foram instaladas placas de sinalização, que são as mesmas do trânsito", disse. 

Figueiredo contou que esteve na avenida no sábado e presenciou proprietários de carros de luxo cantando pneus e fazendo cavalinho de pau. "Todos foram abordados e notificados", afirmou o secretário que promete intensificar a fiscalização no trânsito da cidade, inclusive, solicitar o suporte do Batalhão de Trânsito Urbano da Polícia Militar. Para orientar os condutores, a SMTU encaminhou 20 agentes de trânsito, que foram distribuídos em todo o trecho da pista. 

Por conta disso, motoristas de ônibus não sentiram grande diferença no trânsito. "Ainda está muito lento. Têm muitos invasores na pista (corredor exclusivo", contou o motorista Edson Lopes, que fazia a linha Pedra 90/Porto. 

Já Nildo Ferreira, que fazia o itinerário Cidade Verde/Centro, acredita que a mudança já surtiu efeito positivo. "Com a sinalização ficou melhor para transitar", acredita. 

Com a mudança, os ônibus devem trafegar obrigatoriamente pela faixa exclusiva. Assim, os coletivos que descem a Isaac Póvoas estão proibidos de cruzar a avenida para subir a Joaquim Murtinho, devendo seguir até a Generoso Ponce, entrar na rua 13 de Junho e realizar o contorno pela travessa Desembargador Lobo, para então pegar a Joaquim Murtinho. 

O estacionamento em todo o lado direito das vias está proibido. Os veículos que forem flagrados trafegando pela faixa exclusiva poderão ser multados e até mesmo guinchados. 

Conforme Figueiredo, a mudança permitirá reduzir o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo, pois aumentará a velocidade do tráfego nas vias. Atualmente, um ônibus trafega com velocidade de 12 a 13 Km/h na Isaac Póvoas. Com a implantação da faixa exclusiva, a expectativa é que a velocidade média passe a ser de 20 Km/h em média. 

O corredor exclusivo também será implantado na avenida Getúlio Vargas, onde está previsto para começar na próxima segunda-feira e, na Beira-Rio, onde é feito um estudo sobre o fluxo de ônibus. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/9545/visualizar/