Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 10 de Março de 2011 às 19:48

    Imprimir


Às 10h da manhã de sexta-feira, o Clube dos 13 finaliza o processo de licitação referente aos direitos de transmissão para TV aberta dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014. Será anunciada a emissora que, em tese, mostrará a competição. Diante do cenário de imbróglio no futebol nacional na atualidade, entretanto, isso é apenas uma tese.

"O que acontece amanhã não define nada! Eu acho que vão ser abertos dois envelopes, um da Rede TV e outro da Rede Record. E a partir daí, vamos analisar o que é melhor para o Palmeiras, em primeiro lugar, e para o futebol brasileiro, em segundo lugar", analisa Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras, em contato com o Terra.

As três emissoras interessadas em transmitir o Campeonato Brasileiro (Rede TV, Rede Globo e Rede Record) foram procuradas pelo Terra para informarem suas expectativas a respeito do anúncio do Clube dos 13, mas nenhuma quis se manifestar. A previsão é que apenas Record e a Rede TV participem da licitação, já que a Globo anunciou a intenção de negociar separadamente com os clubes.

O voto de silêncio de todas as emissoras ajuda a reforçar o clima de mistério que toma conta do processo de concorrência. Só mesmo na sexta é que será possível saber quais canais, de fato, têm interesse ou não em negociar com o Clube dos 13. A entidade, fragilizada pela negativa de vários dos seus filiados, mantém postura fria diante dos acontecimentos. Sua estratégia é mostrar grandes valores e inibir o "motim" que teve o Corinthians como o primeiro dissidente.

Entre os que já admitiram negociar separadamente estão Grêmio, Coritiba, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro.

A tática de sedução do Clube dos 13

Apesar de boa parte de seus filiados anunciarem que vão negociar individualmente com as emissoras, o Clube dos 13 reforça que todos estão sob contrato e preserva a mesma tática: pôr panos quentes na rebeldia e tentar seduzir com os valores que terá nesta sexta. "Com os números em cima da mesa, temos como reserver essa situação", alegou Athaíde Gil Guereiro, diretor executivo da entidade, em entrevista ao Terra.

Já na sexta, o Clube dos 13 anuncia a emissora que vence a concorrência e, em tese, terá o direito de transmitir o Brasileiro. A expectativa, porém, é que isso apenas dê início a uma disputa jurídica com a entidade tentando fazer valer o vínculo com os clubes, que tentarão oficializar seu grito de independência.

O Clube dos 13 acredita receber propostas vultuosas pela transmissão do Campeonato Brasileiro. De acordo com Athaíde, só o Corinthians teria mais de R$ 100 milhões por temporada, e os clubes um total que ficaria perto de R$ 4 bilhões em três anos. A tática de sedução é mostrar os valores aos que desejam independência, fazendo com que eles creiam que o melhor negócio é permanecer juntos da entidade.

Em carta aberta, Vasco e Botafogo ratificaram, nesta quinta-feira, que seguem a estratégia de negociar seus direitos individualmente. Outros, como o Palmeiras, admitem uma reaproximação com o Clube dos 13. O presidente Tirone dá a senha: "não estamos fechados para um tipo de acordo. Estamos abertos para conversa. Com coerência, responsabilidade e respeito por todos. O Palmeiras quer ser reconhecido como qualquer outro time grande. Vamos buscar o valor mais alto que puder ser realizado com os contratos".

Na última semana, o Clube dos 13 teve reunião com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a fim de tentar obter amparo em sua ligação jurídica com os clubes que buscam independência. Inicialmente, o órgão se calou, mas também é possível que, a partir da decisão de sexta-feira, possa intervir de alguma forma. Uma possibilidade que só aumenta o clima de mistério a respeito do futuro do futebol brasileiro.

Programação

Os envelopes da TV fechada e pay-per-view serão abertos no dia 23 de março. Os de internet e celular, no dia seguinte, também na sede do Clube dos 13.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/99629/visualizar/