Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 21 de Dezembro de 2009 às 04:51
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Em atuação na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) tem realizado diversas operações e fiscalizações em áreas terrestres e fluviais na região. O objetivo é desencadear ações de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabandos de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades entre os dois países.

Apenas no ano de 2009, os polícias do Gefron recuperaram 79 veículos roubados, sendo 22 motos, 23 carros, 16 camionetes, 12 caminhões, três carretas e máquinas agrícolas. Todos os veículos seriam levados para a Bolívia para serem comercializados.

Segundo o coordenador do Gefron em exercício, major PM Flavio Ramalho Santos, as motos e carros são os tipos de veículos mais encontrados nas estradas, por serem os mais aceitos em outro país. “Uma moto nova é trocada na Bolívia por 600 gramas de pasta base de cocaína,” explicou o major.

Com o trabalho minucioso de revista em automóveis, pessoas e bagagens, os policiais apreenderam também drogas. Foram 279 quilos de entorpecentes apenas em 2009, evitando o tráfico de drogas.

Muitas das drogas apreendidas estão em posse de ‘mulas’, pessoas que se dispõem a atravessar a fronteira com a droga por dinheiro. As ‘mulas’ tentam esconder o entorpecente das mais diversas maneiras, desde em fundos falsos em veículos, bolsas e malas, sapatos, frutas e vegetais, prática conhecida como ‘mocó’. Outras ingerem cápsulas de cocaína ou escondem o entorpecente em partes íntimas do corpo, como órgãos genitais.

Além de drogas e veículos o Grupo Especial de Fronteiras apreendeu armas, munições e moedas nacional e estrangeira, sendo 2.121 munições, 13 armas, 464 mil dólares e 267 mil reais. Outros crimes registrados são: porte ilegal de armas, contrabando, estelionato, extorsão, acidentes de trânsito, entre outros.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148105/visualizar/