Publicado em Sexta - 20 de Outubro de 2017 | por Juacy da Silva

Opinião Vitória da corrupção e impunidade

Em um outro artigo, um outro autor falava da falta de planejamento, tanto em nível nacional quanto em Mato Grosso, e mencionava o impacto positivo que o programa Polocentro, implementado durante os governos militares, havia mudado os rumos do desenvolvimento de nosso Estado, da mesma forma que o Estado de Rondônia.

Leia mais...

Opinião Tudo que é sólido desmancha no ar

Publicado em Quinta - 05 de Outubro de 2017 | por Mauro Herson

Ninguém tem dúvidas que o ambiente corporativo está cada vez mais "mutável", seja por conta do advento de novas tecnologias, seja pelas mudanças comportamentais das novas gerações. Embora a célebre frase: "Tudo o que é sólido desmancha no ar" tenha sido cunhada por Marx há 150 anos, sua atualidade continua indiscutível. Neste cenário dinâmico, parece contraditório, ou mesmo extremamente temerário, que hoje em dia a área de RH, responsável pela gestão de pessoas, passe ao largo de refletir sobre o futuro.

Leia mais...

Opinião Revolução civil

Publicado em Terça - 03 de Outubro de 2017 | por Onofre Ribeiro

Domingo cedinho, ainda na cama, li um artigo do publicitário Ivan Guanaes e fiquei inquieto desde então. Pretendia dormir mais, mas a ansiedade não me permitiu. Lúcido, ele fala de uma revolução civil. O que seria? Nada de armas militares, nada de armas civis. Nada de violência, nada de agressões. A sociedade brasileira já está ferida demais.

Leia mais...

Opinião Horário de verão sim ou não?

Publicado em Terça - 26 de Setembro de 2017 | por Romildo Gonçalves

Criado em 1784 por Benjamin Franklin, cujo título geral era “Day light saving time” “horário de economia com luz do dia”, em tradução livre”. Quando ainda não existia luz elétrica e tinha como objetivo a economia “Cera de Vela” em uso à época. Mas até hoje persiste esse embrolho.Porém, toda vida contudo,a casa civil da presidência da República está avaliando a conveniência ou não de adotar o horário de verão em 2017. Este programa ou medida foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985.

Leia mais...

Opinião Violência doméstica e suicídio

Publicado em Segunda - 25 de Setembro de 2017 | por Rosana Leite Antunes de Barros

No mês onde a prevenção e combate ao suicídio é maior, com a campanha "Setembro Amarelo", pesquisas mostram, mais uma vez, o quanto a violência doméstica e familiar é preocupante. Dentre os fatores que fazem com que mulheres atentem contra a própria vida, está a violência no seio familiar.

Leia mais...

Opinião O casal e a sexualidade

Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2017 | por Larissa H. Mamedes

É frequente a busca por teoria sexual por um dos membros de um casal. As queixas são diversas, mas a principal questão que é trazida é: o que fazer para resgatar o desejo? Os casais com este tipo de dúvida geralmente se baseiam na comparação de como a vida sexual era quando iniciaram a relação e como ela está após alguns meses ou anos de relacionamento.

Casal é uma relação complexa, que tem por objetivo a troca sexual e a constituição de uma nova família, procriando ou não.

Leia mais...

Opinião A Volta de Jesus sobre as nuvens vai muito além do significado literal

Publicado em Terça - 19 de Setembro de 2017 | por Paiva Netto

Eis que Jesus vem com as nuvens, e todos os olhos O contemplarão, até mesmo os daqueles que O traspassaram. E todas as nações da Terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém. (Apocalipse, 1:7)

O que expressa o fato de vir Jesus sobre as nuvens, além do entendimento literal aqui descrito? Exprime que, quando Ele voltar, todas as coisas Lhe devem ser devolvidas, não somente a Religião, mas também a Política, a Filosofia, a Ciência, a Economia, a Arte e tudo o mais, porque estes foram talentos que o Senhor da Seara deixou com Seus servidores de forma que os multiplicassem, enquanto Ele saía numa viagem.

Leia mais...

Opinião Concessões e privatizações

Publicado em Segunda - 18 de Setembro de 2017 | por Daniel Almeida de Macedo

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) promoveu na data de 12/09 manifestações simultâneas em 19 terminais aéreos em todo país contra o programa de desestatização do governo federal, que pretende transferir à iniciativa privada 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Somente em Mato Grosso, a proposta do governo é efetuar a concessão dos terminais de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis. Afinal, as concessões e privatizações são benéficas para o conjunto da sociedade e para o Estado brasileiro?

Leia mais...

Opinião Perguntar ofende?

Publicado em Sábado - 16 de Setembro de 2017 | por Jairo Pitolé Sant"Ana

Óbvio que não se pode prejulgar ninguém, melhor aguardar a apuração dos fatos, que, espera-se, seja imparcial (embora nem sempre, como se sabe), antes de qualquer juízo de valor. Em entrevista ao espanhol El País no início desta semana, o escritor e ex-assessor especial de Lula na Presidência da República, Frei Betto, que esteve preso durante a ditadura militar, alertou. "Vi muitos companheiros de prisão que, sob tortura física ou psicológica, declararem o que nossos algozes queriam ouvir".

Leia mais...

Opinião O que fizeram com o Brasil?

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2017 | por Julio Cezar Rodrigues

O Partido dos Trabalhadores – PT, ideologicamente à esquerda do espectro político, cujo Art. 1º do seu Estatuto, disponível no site do TSE, diz, com todas as letras do nosso rico alfabeto o seu objetivo, sua finalidade ou seja, qual o modelo de sociedade o partido canalizará esforços para construir, implantar, estabelecer: “Art. 1º - O Partido dos Trabalhadores (PT) é um associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõe a LUTAR POR DEMOCRACIA, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o OBJETIVO DE CONSTRUIR O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO”.

Leia mais...