Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 21:53
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O município de Juscimeira (157 km ao Sul de Cuiabá) irá receber o Centro Tecnológico de Produção Genético. A medida se dá graças uma parceria do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda (Comajul). São investimentos da ordem de R$ 170 mil. A unidade de produção irá receber 160 animais da raça ‘girolando’ que serão usadas como receptoras de embriões. O objetivo é propiciar o aumento da produção de leite na região.

O presidente da Comajul, o Padre João Henning, disse que a unidade irá fomentar a cadeia produtiva do leite e, além disso, trazer melhoria na atividade e ressaltou que, quando o produtor obtém conhecimento passa a ter subsídios para tomar decisões, entre elas as iniciativas relacionadas a investimentos.

De acordo com o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, a medida vai contribuir para a melhoria da sanidade animal, como também genética, já que o Centro Tecnológico está preparado para fazer entre outras coisas, a transferência de embriões. “A nossa ideia é incentivar a cadeia produtiva de leite com padrão de qualidade genética e dar condições para um plantel de excelência”, afirmou.

PROCESSO

Será utilizado o processo de fertilização in vitro, onde haverá fêmeas doadoras de produção efetivamente comprovadas em unidades produtoras de leite de associados da Cooperativa. E, além disso, serão extraídos os ovócitos que serão fecundados em laboratório especializado com sêmen sexado de fêmea para a implantação nas receptoras do Centro Tecnológico de Produção Genético.

O processo de coleta dos ovócitos de fecundação e de aplicação nas receptoras ficará a cargo de uma empresa especializada que receberá um valor pré-estabelecido por bezerra nascida.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149483/visualizar/