Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Dezembro de 2009 às 23:24
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional participou da segunda edição do Encontro Internacional de Negócios de Mato Grosso (Exponegócios MT), realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O encontro reuniu empresários bolivianos, peruanos e brasileiros dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia.

O Exponegócios é uma atividade do Sebrae/MT, em conjunto com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), com o apoio de uma rede de parceiros. A finalidade é possibilitar livre-comércio entre os países vizinhos. O evento ocorreu dias 26 e 27 de novembro e atraiu cerca de 300 pessoas entre empresários pré-cadastrados para realizar negócios, profissionais da área de comércio exterior, estudantes entre outros.

Segundo informações da gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-MT, Marta Torezam, o evento busca 'aproximar essa gente’ para que haja uma espécie de intercâmbio de negócios, na qual todos tendem a se relacionar economicamente. “É uma oportunidade para que eles se conheçam. Essa ‘gente’ não se conhece. E ali no encontro, os empresários estão de portas abertas para realizarem seus negócios. São todas empresas idôneas e de boas procedências”, destacou a líder em mercados pela instituição.

A segunda edição do evento teve como proposta buscar soluções para romper as barreiras culturais que ainda impedem um intercâmbio comercial mais dinâmico entre os participantes. Conforme Marta, as microempresas de Mato Grosso não possuem tradições em transações financeiras com os mercados internacionais.

Segundo ela, o evento provoca essa abertura de mercados já que os países possuem oferta de produtos e são poucos exigentes. “Um grande exemplo disso é a Bolívia, uma população de quase dois milhões de pessoas. Aonde temos esse mercado tão próximo? É preciso se relacionar com esse público”, avaliou.

Para o coordenador da cadeia fruticultura do MT Regional e participante do evento, Rodrigo Furquim, o encontro nada mais é do que uma oportunidade dos empresários locais ampliarem seus mercados e, além disso, adquirir o conhecimento. Por outro lado, Furquim disse que o encontro também foi essencial para divulgar as cadeias produtivas do Estado.

O engenheiro agrônomo do MT Regional disse que no estande do Governo estavam sendo expostos produtos de empresas âncoras do Programa MT Regional. Entre eles, "Cogumelos da Chapada e Palmitos Ecológico". Ambos de pequenos produtores da região de Chapada dos Guimarães e D. Aquino. Assim como ele, a câmara técnica também participou do encontro econômico.

DADOS

Participaram do evento 107 empresas dos segmentos de serviços, madeira e móveis, alimentos e bebidas, higiene e limpeza e confecção. Desse total, 34 foram compradoras (18 do Peru e 16 da Bolívia) e 73 vendedoras (66 mato-grossenses, quatro de Rondônia e três de Goiás).

Os mercados peruano e boliviano, de acordo com a Comunidade Andina, são formados por aproximadamente 38 milhões de consumidores - 10 milhões de bolivianos e 28 milhões de peruanos. O PIB de ambos os países soma US$ 121,27 bilhões de dólares, dos quais US$ 108,25 bilhões são do Peru.

Segundo informações da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, o volume de negócios desta edição ainda não foram divulgados. A informação é de que em breve será feito o balando e apresentado. Vale destacar que muito dos volumes gerados virão em longo prazo, momento em que as transações serão de fato concretizadas.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149732/visualizar/