Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 25 de Novembro de 2009 às 01:11
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta terça-feira (24) o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de cana-de-açúcar em Mato Grosso e outras 15 unidades da federação. O material foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), cuja portaria relaciona os municípios indicados para o plantio da gramínea, para as finalidades industrial e artesanal na safra 2009/2010. O plantio da cultura, que este ano atrasou por falta de chuva, deve começar no início de 2010, mas ainda vai depender das condições climáticas.

Conforme o zoneamento, em Mato Grosso, 138 municípios estão indicados para o plantio da cana destinada à produção de etanol, açúcar e outros fins. Outras 66 cidades são listadas como indicadas para o plantio de novas áreas, destinadas à produção de álcool e açúcar, com exceção do açúcar mascavo. O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Jorge dos Santos, afirma que não houve alterações em relação ao zoneamento da safra 2008/2009, e que também não há referência a municípios onde o plantio é feito há 26 anos no Estado.

De acordo com o Mapa, o Zarc é elaborado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural da Secretaria de Política Agrícola do ministério e tem o objetivo de reduzir os riscos de perdas em função de mudanças climáticas. Ele indica a melhor época de plantio para cada um dos municípios brasileiros, cujo estudo é resultado de análises de séries climáticas histórias bem como a exigência da cultura. Os municípios propícios à abertura de novas áreas respeitam as determinações do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAECana).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150372/visualizar/