Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 16 de Novembro de 2009 às 16:54
Por: Lorenna Rodrigues

    Imprimir


O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse nesta segunda-feira esperar a criação de 2 milhões de empregos em 2010, o que seria a maior geração anual de empregos na história.

Para 2009, o ministro manteve a projeção de saldo entre 1 milhão e 1,1 milhão de empregos. Segundo Lupi, isso ocorre porque no final do ano são registradas muitas demissões por conta do fim dos contratos temporários.

"Temos sempre no mês de novembro o começo de diminuição das gerações e em dezembro o índice médio é negativo em 300 mil por causa [do fim] dos contratos temporários", disse.

Lupi divulgou hoje números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostraram a criação de 1,163 milhão de empregos de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram criados 2,147 milhões.

"Não me surpreende porque, desde março, nós tínhamos afirmado a solidez da economia nacional, a força do mercado interno. É uma demonstração inequívoca dos acertos das políticas governamentais que nós tivemos ate agora, que possibilitou que o dinheiro circulasse", afirmou.

Em outubro, foram abertas 230.956 vagas, o melhor resultado da série histórica, que começa em 1992. É o nono mês consecutivo em que há crescimento de vagas, puxado principalmente pela indústria de transformação.

PIB

Depois de o mercado prever crescimento de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2010, Lupi projeta crescimento de 7% a 8% da economia brasileira no ano que vem. Para este ano, a previsão do ministro é de crescimento de 2%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150769/visualizar/