Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 11:14
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Água Boa, MT - Foi um verdadeiro mutirão de obras. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, acompanhados de uma comitiva, inauguraram 22 obras na tarde de sexta-feira (13.11), na cidade, com investimentos estaduais e municipais. Maggi passou o dia na região do Araguaia, depois de lançar o asfaltamento da BR 242/158, em Querência, chegou ao fim da tarde em Água Boa.

Estrada, casas, escolas, creches, ampliação do aeroporto e inauguração da feira do pequeno produtor foram algumas das atividades da comitiva governamental. Além de prefeitos da região, secretários de Estado, parlamentares, o vice-governador Silval Barbosa e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, acompanharam Blairo Maggi.

“A gente faz o que é possível ser feito. Eu estou aqui hoje para mostrar o nosso reconhecimento e dizer que essa região, o Vale do Araguaia, merece e tem atenção do Governo do Estado”, frisou Blairo Maggi.

Os investimentos em logística dominaram os discursos e é uma das maiores preocupações da região, se integrar com as diferentes regiões do Estado e até mesmo com o restante do país. Entre as obras inauguradas nessa sexta-feira estava o melhoramento (serviços de nivelação, cascalhamento e terraplanagem) da rodovia MT-240, entre Água Boa e Nova Nazaré.

AEROPORTO - O Governo do Estado investiu R$ 700 mil na ampliação do aeroporto de Água Boa (alargamento da pista, balizamento e construção do pátio). O processo começou com a aquisição da área que recebeu recursos estaduais de R$ 1,5 milhão. A proposta é fazer que esse aeroporto atenda a necessidade da região. A expectativa do prefeito Maurício Tonhá é que em seis meses a obra esteja concluída.

"Agora vamos ficar interligados com o mundo, vai ser um aeroporto dotado de toda infraestrutura inclusive de balizamento, hangares, estação de passageiros, o que deve atender toda a demanda da região do Araguaia. Essa obra é fundamental para promover o desenvolvimento e a resgatar a dignidade," disse o prefeito.

O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Marcos Rosa, elogiou a iniciativa do Governo em investir no transporte aéreo na região. O produtor rural é diretor da Aprosoja e Famato, duas entidades que representa o setor, ele coordena uma comissão pró-logística e necessita viajar para fora do Estado com frequência. Ele define que a chegada do aeroporto vai proporcionar grande benefício para sua vida. “Atualmente quando vou viajar, o que ocorre sempre, tenho que pegar um ônibus aqui andar 12 horas de viagem até Cuiabá ou Goiânia para daí pegar um avião. Já chego nos compromissos cansado”, comentou o produtor, que destacou a visão estratégica do governador Blairo Maggi, ressaltando que isso possibilitou a transformação da malha viária de Mato Grosso.

O aeroporto vai atrair inclusive novos investimentos, essa é a expectativa do presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Laércio Fassoni. Ele acredita que com a opção os grandes empresários poderão visitar e conhecer a região para estimular a atração de novas indústrias e a verticalização da economia.

Essa é também a proposta do Governo, investir na logística para que com infraestrutura Mato Grosso se desenvolva nas mais diversas regiões e promova a agroindustrialização. “Esses investimentos em logística proporcionam essa verticalização e mudam a realidade do Estado. Tudo que está sendo feito traz um novo momento de transformação e dá oportunidade de geração de emprego e renda, além de melhorar a economia do Estado, consequentemente, todas as áreas, saúde, educação," argumentou o vice-governador Silval Barbosa.

Entre as obras estaduais, o governo inaugurou ainda a Feira do Pequeno Produtor, a última atividade da agenda dessa sexta-feira. Antes, Maggi tomou o tradicional cafezinho na casa de dona Marisete Raffaelli, a unidade escolhida para ser visitada, assim como ele faz em todas as casas entregues. O conjunto habitacional inaugurado não é obra estadual, porém para um governo que já construiu quase 50 mil casas e pretende chegar a marca de 70 mil famílias beneficiadas, habitação é um tema que tem valorização. "As pessoas têm a oportunidade de ter o seu cantinho, daqui não saio, daqui ninguém me tira. Isso serve também para a melhoria de qualidade de vida para todos da família", comentou o governador.

A primeira dama do Estado e secretária, Terezinha Maggi (Setecs) e os secretários Vilceu Marcheti (Sinfra); Neldo Egon (Seder), entre outras autoridades acompanharam a comitiva.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150892/visualizar/