Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 07:32
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


Variação positiva verificada entre janeiro e setembro sinaliza que MT terá balanço positivo em 2009

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (13) a Pesquisa Mensal do Comércio. Mato Grosso registrou alta acumulada de 2,7% nos nove primeiros meses do ano no varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e de material de construção. Em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, essa alta chegou a 3,7%. Segundo Pedro Nadaf, presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio) os números revelam que o consumidor está gastando mais em decorrência da diminuição da inadimplência e a melhoria na distribuição de renda no Estado que passa por um crescimento econômico. "É um sinal bom para o comércio e indica boas perspectivas para o mercado no final do ano", salientou Nadaf acrescentando que a tendência é para números positivos nos próximos levantamentos.

A pesquisa produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. O levantamento inclui dez segmentos, de supermercados a móveis e eletrodomésticos, veículos e materiais de construção, entre outros.

No país - Em nível nacional, destas dez atividades pesquisadas pelo IBGE, três registraram quedas nas vendas em setembro, na comparação com agosto. É o caso de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentou queda de 0,5% nas vendas do período, e de artigos farmacêuticos, medicamentos e perfumaria, que tiveram baixa de 1,1%. As vendas também recuaram no varejo de materiais de construção, que registrou queda de 1,5%.

Considerando todas as atividades, as vendas do comércio varejista cresceram 0,3% em setembro em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. Das sete atividades que apresentaram altas, os destaques foram os segmentos de equipamentos e material para escritório e informática (8,8%) e veículos e motos, partes e peças (9,1%). Na comparação com setembro do ano passado, apenas as atividades de combustíveis e lubrificantes (-4,3%) e tecidos, vestuário e calçados (-6,6%) registraram queda nas vendas. A atividade de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa do IBGE, registrou aumento nas vendas de 9,7% em setembro deste ano, também em comparação com igual mês de 2008.

Os dados do comércio varejista ampliado, que incluem os segmentos de material de construção e automóveis, mostram aumento nas vendas de 3,0% em setembro, em relação a agosto, e de 9,1% ante setembro de 2008. No ano houve crescimento de 4,4%. (Com Agência Estado)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150909/visualizar/