Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Outubro de 2009 às 17:32
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


Pecuaristas mato-grossenses terão de imunizar todo o rebanho de bovinos e bubalinos na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano, entre 1º e 30 de novembro. O lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa, da etapa de novembro da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2009, será nesta quinta-feira (29.10), às 9 horas, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Todos os produtores rurais do Estado terão até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação contra a febre aftosa às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, (Indea-MT). Na região do Pantanal, a vacinação segue até 15 de dezembro, em virtude do período de chuvas e as grandes distâncias que dificultam a locomoção nas propriedades e o comunicado deverão ser feitas até o dia 18 de dezembro de 2009. A etapa de vcinação segue até o dia 30 de novembro e a meta estabelecida é de imunizar 100% de bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades.

Segundo o secretario de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, nessa 2ª etapa de vacinação do ano, as vacinações poderão ser efetuadas por vacinadores contratados pelos proprietários de animais ou por entidades da cadeia pecuária, seguido de prévio comunicado ao Indea-MT, para que seja observado o controle oficial da referida vacinação. Portanto, continua sendo obrigatória e de responsabilidade do proprietário, a vacinação e comunicação da vacinação de seus animais nos períodos estabelecidos pelo Indea-MT.

“Os excelentes resultados obtidos nas campanhas reforçam a garantia da sanidade animal de todo o rebanho do Estado, e para o mercado nacional e internacional, trabalhamos para manter o status de área livre de aftosa com vacinação. E estamos mantendo a meta acima de 99%”, destacou Neldo.

A não vacinação no período previsto gera um efeito punitivo de acordo com a Lei vigente, a multa é 2,25 em UPF, (R$:31,99), por cabeça de gado não vacinado, o valor é de R$ 71,98, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto aos escritórios do Indea-MT. E não vacinação no período estabelecido pode motivar a probabilidade da reintrodução da doença no Estado. Em janeiro de 2010, Mato Grosso completa 14 anos livre da febre aftosa, mas com vacinação. Uma reintrodução da doença no Estado certamente causaria prejuízos econômicos irreparáveis para toda a cadeia produtiva de Mato Grosso.

A campanha é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Participam do lançamento da campanha o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Decio Coutinho, o superintendente federal do Mapa em Mato Grosso, Francisco Moraes Chico Costa e o presidente da Famato, Rui Prado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, (Famato).





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152087/visualizar/