Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 20:05
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O ex-secretário de Agricultura de Mato Grosso Chico Daltro, atual secretário de Ciência e Tecnologia, contestou hoje as informações publicadas pelo site Olhar Direto sobre um suposto desvio milionário de recursos na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso (Seder), referente a repasses do governo federal para o Banco da Terra, durante sua gestão.

Em nota encaminhada, Chico Daltro afirma que a Secretaria da Agricultura, na época em que foi titular da pasta, não fazia nenhuma execução financeira do extinto Programa Banco da Terra, atual Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Confira a nota abaixo:

O ex-secretário de Agricultura de Mato Grosso Chico Daltro, atual secretário de Ciência e Tecnologia, afirmou hoje (27.10) que a Secretaria da Agricultura, na época em que foi titular da pasta, não fazia nenhuma execução financeira do extinto Programa Banco da Terra, atual Programa Nacional de Crédito Fundiário. Segundo ele, a aprovação dos projetos e liberação dos recursos era feita diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, sendo que os pagamentos eram feitos diretamente para os proprietários da terra e associações dos assentados.

A finalidade do Banco da Terra, relembra Chico Daltro, era promover a reforma agrária facilitando a aquisição de terras de particulares para assentamento de trabalhadores rurais sem terra ou pequenos produtores rurais sem tetra. “A função da Agência local do Banco da Terra nos estados era apenas intermediária, de instrução processual. Quem dava a palavra final, aprovando áreas, definindo preços e, em especial, fazendo os pagamentos, diretamente aos proprietários, era o Ministério; a Secretaria não fazia a execução financeira de nem um centavo sequer desses recursos”, afirma o ex-secretário.

Chico Daltro lembra ainda que durante a vigência do Banco da Terra foram três os secretários de Agricultura de Mato Grosso, e não apenas ele. Os outros dois secretários que também geriram o programa no Estado foram Otávio Palmeira e Homero Pereira, atual deputado federal do PR.

O ex-secretário revelou que tomou conhecimento da apuração pela imprensa, e disse que na gestão pública a apuração de dúvidas é necessária.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152187/visualizar/