Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 14:21
Por: Lorenna Rodrigues

    Imprimir


O emprego industrial apresentou crescimento de 0,7% em agosto em relação a julho, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). É a primeira vez desde outubro do ano passado que, na comparação com o mês anterior, o emprego apresenta crescimento.

Já em relação a agosto do ano passado, o emprego apresentou queda de 4,5%. No acumulado do ano, o emprego acumula queda de 3,3%, na comparação do mesmo período do ano passado.

Para o economista da CNI, Flávio Castelo Branco, o crescimento do emprego em agosto mostra que os ajustes feitos na indústria no mercado de trabalho por conta da crise terminaram.

"[O ajuste] acabou sendo menor do que se esperava um pouco, embora a magnitude tenha sido expressiva", completou.

O faturamento da indústria cresceu 1% em agosto em relação a julho. Em relação a agosto do ano passado, porém, houve retração de 3,6%. Entre janeiro e agosto, a queda é de 7,9% em relação ao mesmo período de 2008.

A utilização da capacidade instalada alcançou 80,1% em agosto, contra 79,9% no mês anterior. Em agosto de 2008, era de 82,7%.

"É um indicativo bem nítido da continuidade do processo de recuperação da indústria. Os dados ainda são bastante negativos quando comparamos com agosto do ano passado, mas a sequência de resultados favoráveis nos últimos meses já mostram que a indústria, alavancada pela demanda domestica, segue em recuperação", completou Branco.

Salários

A massa salarial manteve o mesmo patamar em relação ao mês anterior. Já na comparação com agosto de 2008, houve queda de 2,5%. No acumulado do ano, a queda é de 1,7%.

As horas trabalhadas caíram 0,2% em agosto em relação a julho e 9,9% em relação a agosto de 2008. No acumulado do ano, a queda é de 7,9%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153535/visualizar/