Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Outubro de 2009 às 17:40

    Imprimir


O custo de uso e manutenção do carro subiu 1,01% em setembro puxado pelo aumento no preço do álcool na bomba, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Agência AutoInforme. O combustível teve um acréscimo de 3,93% no mês passado.

Essa foi a terceira alta mensal consecutiva, o que elevou a inflação do ano para 1,48%. Outros itens que compõem a cesta de produtos e serviços analisada tiveram aumentos maiores, como filtro de combustível (6,1%) e amortecedores (4,7%), mas eles têm influência bem menor na composição do índice final da inflação. A gasolina também contribuiu com alta, subindo 0,23% em setembro.

Apesar da forte alta do mês, a inflação mensurada pela Agência AutoInforme no ano é baixa porque, no primeiro semestre, foram registradas somente queda nos preços de peças e serviços para usar e fazer a manutenção do carro.

Em setembro, o item que apresentou a maior queda de preço foi a pastilha de freio (3,92%). Pneus (-1,77%), embreagem (-1,71%) e filtro de ar (-1,28%) também tiveram redução.

As vendas de veículos (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões) bateram recorde em setembro, com o emplacamento de 308,8 mil unidades. O desempenho foi impulsionado pela corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153612/visualizar/