Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 24 de Março de 2009 às 18:15

    Imprimir


A China foi acusada nesta terça-feira de bloquear o site de vídeos YouTube porque a página teria imagens de agressões de soldados chineses contra monges e outros civis tibetanos.

A data e o local onde as imagens foram gravadas não podem ser verificados. O vídeo foi colocado na página por um grupo de tibetanos exilados. Um porta-voz do governo chinês não confirmou se o YouTube foi bloqueado no país. Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível.

A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.

Cenas fortes

O vídeo do YouTube tem cenas fortes, que mostram centenas de soldados chineses uniformizados invadindo um monastério no Tibete. Nas imagens, um grupo de soldados bate em um homem com bastões.

Em outra cena, um grupo de homens, incluindo um monge, é espancado, chutado e sufocado, enquanto todos estão no chão. Alguns têm as mãos amarradas e outros parecem estar inconscientes.

Um porta-voz do Ministério do Exterior chinês afirmou nesta terça-feira que a China "não tem medo da internet", mas não confirmou se o acesso ao YouTube no país foi bloqueado ou não.

A China alega que a forma como reagiu aos protestos no Tibete em 2008 foi dentro da lei. No último sábado, pelo menos 93 monges tibetanos foram presos pela polícia chinesa após uma manifestação em uma cidade de maioria tibetana, La'gyab, na Província de Qinghai.





Fonte: Da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162784/visualizar/