Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Novembro de 2008 às 05:48
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Onze dos 141 municípios de Mato Grosso (7,8%) ainda não sabem quem será realmente prefeito a partir de 1 de janeiro. Já se passaram mais de um mês da eleição. Nessas cidades os candidatos eleitos ainda respondem a processos e o registro das candidaturas pode ser anulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que os prefeitos eleitos Maria Izaura (Alta Floresta); Aldecides Cerqueira (Alto Boa Vista); Roland Trentini (Alto Garças); Wanderley Farias (Barra do Garças); Marino Franz (Lucas do Rio Verde); Adalberto Diamante (Marcelândia); Denio Ribeiro (Planalto da Serra); Joemil Araújo (Rosário Oeste) e Filemon Limoeiro (São Félix do Araguaia) tiveram o registro deferido mas com recurso questionando o ato.

Os prefeitos eleitos Vilson Pires (Paranatinga) e Ronan Rocha (Poxoréu) tiveram os registros cassados há poucos dias por decisão judicial após denúncia de compra de votos. O primeiro também foi indeferido antes mesmo da decisão que lhe cassou o registro, já que não apresentou recibo de quitação eleitoral.

No caso de Paranatinga, a situação é mais delicada e os eleitores da cidade podem ser obrigados a participar de uma nova eleição caso as decisões judiciais sejam mantidas. Além de Vilson, o candidato derrotado no município Carlos Nascimento também foi indeferido.

Em praticamente todos os demais casos os candidatos foram alvos de representações eleitorais dos adversários, o que não foi acatado pela Justiça mas os concorrentes recorreram na tentativa de reverter as sentenças.

Esse é o caso de Maria Izaura, reeleita em Alta Floresta, ela foi alvo de um recurso especial interposto pelo candidato adversário Romualdo Júnior (PMDB), que tenta reconsiderar a decisão do TRE que liberou a sua candidatura diante da decisão do Tribunal de Contas em reprovar suas contas. Nove vereadores eleitos em Mato Grosso também vivem a mesma situação.

Indeferidos - Levantamento do TRE concluído ontem aponta ainda que 222 dos 8,6 mil candidatos a prefeito e vereador derrotados tiveram os registros indeferidos em primeira e segunda instância.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170143/visualizar/