Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 21 de Outubro de 2008 às 07:28

    Imprimir


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) articula uma candidatura para concorrer com Tião Viana (PT-AC) na disputa pela Presidência do Senado. Segundo o blog do Josias, o ex-presidente da Casa negocia a nomeação de José Sarney (PMDB-AC) à disputa.

Em público, Sarney simula desinteresse; em privado, contudo, ele estimula os movimentos de Renan. Defendendo que o próximo líder do Senado (que será eleito em fevereiro de 2009) deve ser um peemedebista, não um petista, Calheiros conseguiu o apoio do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), e uma parcela expressiva do partido.

A articulação de Renan contra o atual primeiro vice-presidente do Senado vem da fase em que enfrentou dois processos de cassação no Senado. Licenciado do cargo na época, o peemedebista entregou o posto a Tião. Na ocasião, Renan alega que Tião deixou correr alguns pedidos de abertura de novas investigações contra ele.

Há duas semanas, Lula se reuniu com líderes do PMDB, no mesmo dia em que a bancada do partido aprovou o nome de Michel Temer (PMDB-SP) para a sucessão de Arlindo Chinaglia (PT) na Câmara. No encontro, o presidente disse que não seria uma "boa política" o partido reivindicar o comando da Câmara e do Senado, a menos que José Sarney (PMDB-AC) se dispusesse a concorrer.

"O Sarney seria uma opção suprapartidária", disse Lula. "Mas, infelizmente, já conversei com ele e me disse que não quer". A maioria do PSDB e do DEM deve vetar a idéia de entregar o o Senado ao PT.

Após o segundo turno das eleições municipais (no próximo dia 26), o PT reunirá sua bancada de senadores num jantar para discutir sobre a candidatura de Viana.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171214/visualizar/