Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Julho de 2008 às 18:10

    Imprimir


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, formalizou hoje seu pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A saída já era esperada, uma vez que ele tem manifestado a auxiliares que quer ter mais tempo para se dedicar à carreira artística. Em seu lugar, assume interinamente o atual secretário-executivo da pasta, Juca Ferreira, o cargo até o presidente Lula retorne da China.

Em dezembro de 2006, ainda no primeiro mandato, Gil chegou a pedir demissão ao presidente, que naquela ocasião deu prazo para que ele mudasse de idéia e pensasse em ficar na pasta. À época ficou combinado que ele ficaria no cargo pelo menos no primeiro ano do segundo mandato.

Com a saída de Gil, apenas os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Jorge Félix (Segurança Institucional) e Luiz Dulci (Secretaria Geral) permanecem nas mesmas pastas desde a posse de Lula no primeiro mandato.

Músico e compositor, Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura em janeiro de 2003. Filiado ao Partido Verde desde os anos 80, elegeu-se vereador por Salvador (BA) em 1988 e já foi secretário de Cultura da capital baiana. Formado em administração de empresas, integrou durante os dois mandatos de FHC o conselho da organização não-governamental Comunidade Solidária, coordenada pela ex-primeira dama, Ruth Cardoso, e participou do conselho da Instituição do Fundo Nacional da Música (FNM), ligada ao Ministério da Cultura.

Para o lugar de Gil assume o secretário-executivo João Luiz Silva Ferreira, o Juca Ferreira. Sociólogo de formação, foi exilado político e, com a anistia, começou a carreira política em Salvador, sua terra natal. Foi vereador por duas vezes, secretário municipal de Meio Ambiente e integrante dos projetos Axé, voltado a crianças em situação de risco social, da Fundação Onda Azul e do Centro de Referência Negro Mestiça.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175861/visualizar/