Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 29 de Julho de 2008 às 17:48
Por: João Manuel Mota

    Imprimir


A preocupação em divulgar nacional e internacionalmente as potencialidades artísticas e culturais de Mato Grosso faz parte da rotina de trabalho da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). Assim, com o apoio da SEC-MT, grupos e entidades culturais, tais como, o Grupo de Siriri “Flor de Laranjeira”, o Coral da Melhor-Idade “Mestre Albertino” e a Central Única das Favelas (Cufa-MT), garantem a presença em eventos nacionais importantes para a área de atuação de cada um deles.

Um desses eventos é o 44° Festival de Folclore de Olímpia (SP), considerado o maior do gênero no Brasil, que entre os dias 02 e 10 de agosto reúne 73 grupos de vários Estados brasileiros, sendo que 15 nunca participaram do Fefol, como é chamado. Mato Grosso já foi representado em edições passadas pelos Mascarados de Poconé, Grupo Chalana de Cáceres, entre outros. Mas é a primeira vez que o grupo de siriri “Flor de Laranjeira” da comunidade de Engenho Velho, próximo a Santo Antônio do Leverger, mostra seu trabalho fora do Estado, participando do Festival. O grupo subirá cerca de dez vezes ao palco em vários dias do evento.

Já o compromisso do Coral da Melhor-Idade Mestre Albertino será em Poços de Caldas (MG), participando do Encontro de Corais da Terceira Idade que ocorre de 11 a 15 de agosto. O Coral Mestre Albertino foi formado pela regente Luciene Morais a partir de um dos coros do Núcleo Coral do Estado, há três anos. Hoje, o grupo é independente e conta com 35 integrantes, sendo dois instrumentistas. De acordo com Luciene, que é diretora artística do coral, eles ensaiam uma apresentação especialmente preparada para o encontro com o objetivo de mostrar as riquezas do Estado, tanto pelo repertório escolhido como pelo figurino e adereços utilizados no palco.

CULTURAS URBANAS

Três integrantes da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT) participaram do Seminário Hip Hop Fora do Eixo que ocorreu em Goiânia (GO) nos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo). O evento reuniu representantes de entidades sociais e outros coletivos de cultura urbana que atuam no centro oeste. A idéia do Seminário foi fomentada por meio de discussões em fóruns virtuais que possibilitam o contato entre a entidade mato-grossense, Cufa-GO, Aquilombando (DF) e Hip Hop Fora do Eixo (MS), promotoras do evento.

No primeiro dia de evento, o coordenador geral da Cufa-MT, rapper Linha Dura, fez a apresentação do Programa Fora do Eixo de Musica Independente, suas diretrizes e linhas de ações. Segundo a assessoria da entidade, ele explicou como a otimização das forças de trabalhos colabora para que o Circuito Hip Hop Fora do Eixo seja consolidado, e que a organização das ações, com a promoção de intercambio e troca de tecnologia entre os envolvidos, é a maneira de se provocar isso.

Já no domingo (27.07), os dozes coletivos participantes debateram o papel da mídia independente, como uma frente de ação do circuito. A produtora Jaqueline Fernandes (Griô Produções, DF), e assessora de comunicação da CUFA MT, Fernanda Quevedo, apresentaram para os grupos as noções básicas de como se fazer um release, como montar um mailing e divulgar as ações promovidas. Ressaltaram também a mídia independente como uma forma de gestão auto-sustentável de produção de conteúdo e intercâmbio entre os coletivos, bem como o diálogo com a mídia de massa. Também participou do Seminário o representante do Núcleo de Áudio Visual da Cufa MT, Ronaldo Silva.

CONTRA-PARTIDA

A Secretaria de Estado de Cultura atende, até o momento, às demandas externas, ou seja, que partem de mobilizações dos próprios grupos envolvidos. Mas, a Coordenação de Intercâmbio da SEC-MT está trabalhando para mapear eventos de interesse para o Estado e direcionar as ações de artistas e entidade sócio-culturais para esses eventos, elaborando, assim, uma política de divulgação da cultura mato-grossense numa perspectiva ampliada.

Cada grupo ou entidade apoiada pela secretaria oferece ações como contrapartida ao apoio recebido. A contrapartida se dá muitas vezes em forma de apresentações abertas a comunidade em espaços da secretaria, como no caso do Grupo de Siriri “Flor de Laranjeira” e do Coral da Melhor-Idade “Mestre Albertino”. Já no caso da Cufa-MT, a entidade vai promover uma palestra sobre a cultura Hip Hop e oficina de comunicação para a comunidade da escola estadual André Luiz do bairro Alvorada e em espaço definido pela secretaria.





Fonte: Assessoria SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175964/visualizar/