Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 24 de Julho de 2008 às 03:38
Por: Débora Inácio

    Imprimir


O processo de tombamento da Igreja de Santa Cruz, a primeira a ser construída no município de Barra do Bugres (170 km de Cuiabá), tramita na Secretaria do Estado de Cultura. Esta semana, a Coordenação de Patrimônio Histórico reúne os documentos do inventário patrimonial e elabora o parecer técnico favorável ao tombamento.

A paróquia de Santa Cruz foi criada em 8 de abril de 1896, sob a lei de nº.145, e seu nome foi escolhido pela população da região. Por guardar muitas histórias de fé, a igreja de Santa Cruz é reconhecida pelo Governo do Estado de Mato Grosso, como um patrimônio histórico.

Durante as festa realizadas na paróquia, são comuns as apresentações vão de danças a cantorias. Ao som da viola de cocho, o Siriri e o Cururu são apresentados com a intenção de valorizar as coreografias, ricas e belas que existe na cultura da região.

É por todas as memórias históricas e culturais, que a sociedade barra-bugrensse, tem o interesse de tombar esse patrimônio, com intenção de preservar e manter o seu aspecto original, que tem um valor significativo, para a cidade de Barra do Bugres.

“A igreja de Santa Cruz foi a mãe acolhedora da fé, para os cidadãos de Barra do Bugres, e para os imigrantes que ali chegaram. A celebração do processo de Tombamento, resgata a importância da igreja, e preserva a religiosidade dos que ali vivem”, ressaltou Antonio Hélio Capistrano, agente de Desenvolvimento Econômico e social.





Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/176078/visualizar/