Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 22 de Julho de 2008 às 06:29
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Ao contrário do seu partido, que está no arco de aliança do PR, o deputado José Riva declarou respaldo à candidatura de Zé do Pátio

Primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PP) declarou na tarde de ontem apoio a candidatura do deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) na disputa à prefeitura de Rondonópolis em detrimento do seu partido que integra a coligação do prefeito Adilton Sachetti (PR), que disputa a reeleição.

Pátio também poderá conseguir reforço para sua campanha de representantes do DEM, sigla que também figura no leque de parceiros de Sachetti. Riva e o senador Jayme Campos (DEM) lideraram reunião ontem, à porta fechada, que tratou de estratégia de campanha do candidato à prefeitura de Cuiabá, Walter Rabello (PP).

Na mesma linha adotada por Riva, Jayme também compartilha entendimento de que a bancada no Poder Legislativo pode ter encaminhamento diferente do adotado pelos diretórios municipais.

Ao justificar sua posição de apoio a Pátio, Riva disse que sua decisão independe do quadro do partido em Rondonópolis. “Vou apoiar o deputado Pátio. Acho que temos uma obrigação de ajudá-lo. Vamos levar a solidariedade a um amigo”, frisou. O parlamentar destacou ainda o valor político de Pátio no contexto ao ressaltar que Zé Carlos é uma pessoa importante no cenário político.

O presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro, lembrou que o partido firmou posição de apoio ao prefeito Adilton Sachetti. Reiterou que no momento não existe qualquer preposição de parlamentares na Assembléia Legislativa no sentido de apoiar Pátio. Contudo, reiterou que caso isso ocorra, é de praxe da direção regional promover discussões. “Temos uma posição hoje que é de apoio ao prefeito Adilton Sachetti. Mas se acontecer algo no sentido de algum parlamentar ter outra opinião, aí nos sentaremos para conversar”, ponderou.

Ribeiro explicou ainda que o estatuto democrata prevê situações como a de desacordo a posições sobre possíveis aliados nos pleitos. Em casos extremos, a situação de um membro do partido pode ser levada ao conselho de ética, com conseqüências que vão da advertência a suspensão. Porém, esse não parece ser o aplicativo para as situações de discordância entre bancada e direções municipais.

Ao analisar o assunto, o senador Jayme Campos deixou clara sua opinião de que a posição de parlamentares da bancada da sigla deve ser respeitada – mesmo quando está atrelada ao desejo dos comandos municipais. “Se o partido tem uma posição e um deputado outra, quem é que vai segurar. Tem que se respeitar”, disse.

A avaliação de Jayme deverá reforçar a postura do deputado Wallace Guimarães de se manter numa espécie de neutralidade diante da campanha democrata em Várzea Grande. Na semana passada o parlamentar revelou que “o candidato Júlio campos não precisa do Doutor Wallace momentaneamente”. O deputado, que está licenciado do Poder Legislativo, disse ainda que é partidário e que irá colaborar com a campanha de candidatos ao cargo de vereador.

Segundo informações, em outros partidos também se observa a preferência de deputados por candidaturas fora do arco de alianças. NO caso do PR, o governador Blairo Maggi e líderes do partido pediram para os deputados da sigla fazerem um mapa de apoio no Estado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/176253/visualizar/