Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Março de 2008 às 14:09

    Imprimir


O presidente do Equador, Rafael Correa, começou hoje uma série de visitas-relâmpago a cinco países latino-americanos para denunciar a "agressão" colombiana ao país. Nesta quarta, Correa deve desembarcar em Brasília para encontro com o presidente Lula. As informações são da Agência Boliviana de Informações (ABI).

O anúncio foi feito logo depois de o líder equatoriano confirmar, na noite de segunda, o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia, diante do argumento de violação de seu território por forças militares colombianas no último sábado.

Durante a operação, o porta-voz e número dois no comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, e outros 16 membros da guerrilha foram mortos.

Correa deve visitar Peru, Brasil, Venezuela, Panamá e República Dominicana, onde vai mostrar a postura assumida pelo Equador, que decidiu romper relações diplomáticas com a Colômbia após as acusações feitas por Bogotá de que o governo equatoriano protege as Farc.

A primeira vista acontece nesta tarde em Lima, no Peru, onde se encontra com o presidente Alan García, que condenou o que considera "violação da soberania" equatoriana pelas Forças Armadas colombianas.

Correa deve chegar a Brasília amanhã, e vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta e sexta, o líder equatoriano visitará a Venezuela, Panamá e Santo Domingo, na República Dominicana.

Rafael Correa condenou a atitude do líder colombiano, Álvaro Uribe, que, segundo ele, "planeja agora desviar a atenção da violação de soberania do Equador com informações totalmente infundadas".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/184813/visualizar/