Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 03 de Março de 2008 às 14:40
Por: Sandra Pinheiro Amorim

    Imprimir


Mesmo com a projeção de prejuízo na safra 2007/2008, os produtores de soja de Mato Grosso que venderam sua produção antecipadamente a valores abaixo da média atual de venda estão cumprindo os contratos de entrega do grão. A posição foi transmitida ao presidente da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, por lideranças rurais de todo o estado.

“Não esperávamos que fosse diferente: o produtor mato-grossense é sério e sabe da importância dos contratos de fixação futura”, pondera Glauber. Cerca de 70% da produção estimada da safra que começa a ser colhida em Mato Grosso foi negociada em patamares inferiores às cotações atuais. Com a frustração de receita, os produtores antevêem mais crise e indicam que muitos sojicultores na ativa hoje abandonem a atividade ainda neste ano.

Aos produtores, Glauber Silveira antecipou que a associação irá propor uma alternativa de crédito junto a tradings e demais agentes financiadores, de forma a permitir a capitalização para o próximo ciclo de produção. “Queremos buscar uma saída para Mato Grosso. Por mais que a produção em si aumente, o nível de renda do produtor está deficitário, podendo prejudicar o próximo ciclo”, observa Glauber.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea/Aprosoja) indicam que de 2004 para cá a rentabilidade do produtor de soja em Mato Grosso acumula um prejuízo de R$ 2,6 bilhões.

Saiba Mais - A venda antecipada é um mecanismo de comercialização usado pelos produtores para se capitalizarem para os investimentos iniciais na safra. O problema em Mato Grosso foi que, em alguns casos, o grão de soja chegou a ser negociado por até menos de U$ 10,00/saca, embora hoje os preços futuros superem os US$ 20,00/saca em alguns municípios do Estado. Com a alta na cotação do grão, todos os custos de produção tiveram acréscimo exponencial, principalmente os fertilizantes.





Fonte: Dialog Assessoria e Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/184943/visualizar/