Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Janeiro de 2008 às 12:13
Por: Renata Giraldi

    Imprimir


O PSOL quer ingressar com uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Edison Lobão Filho (DEM-MA), que tomou posse ontem na vaga de seu pai, Edison Lobão, hoje ministro de Minas e Energia. A argumentação da ação deve ser baseada no fato de "não haver divisibilidade entre a vida pública e a idoneidade de caráter".

O assunto será tema de uma reunião das bancadas do PSOL no Senado e na Câmara no próximo dia 11. O líder do partido na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ), disse que os advogados da legenda buscam fundamentar a ação para evitar que ocorra o arquivamento da representação --como houve em outros episódios envolvendo o partido.

"Para nós, do PSOL, o senador Edison Lobão Filho está sob suspeita. Ele não apresentou documentos que possam explicar as denúncias que o envolvem", disse Alencar. "Mas não queremos fazer uma representação para ir para o arquivo. Isso nós vamos evitar."

Lobão Filho é acusado de utilizar laranja para sonegar impostos, ocultar sociedade em uma empresa de bebidas e ainda cometer irregularidades na venda de uma emissora de televisão no interior do Maranhão. Ele nega.

Expectativas

O senador Lobão Filho tomou posse ontem à tarde em Brasília e hoje, segundo sua assessoria, segue para São Luís (MA), onde deve passar o Carnaval. Porém, ao ser empossado, ele reclamou do que chamou de "massacre" político e também do tratamento dispensado por seu partido --o DEM.

"Fui julgado politicamente pelo meu partido. Por presunção, o DEM achou que eu teria uma postura contrária a do partido por meu pai ser ministro. A Lei Eleitoral diz que posso pedir desligamento em caso de hostilidade e perseguição. Mas a desfiliação deve ser amigável", disse Lobão Filho.

Na cerimônia, o senador disse ter sido convidado a se filiar no PMDB, PR e PTB. Mas afirmou que vai tratar sobre o assunto com seu grupo político para depois definir qual legenda escolherá.

"Tenho uma dívida moral com o PMDB", afirmou Lobão Filho, informando ter sido convidado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) para ingressar no partido.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188091/visualizar/