Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Janeiro de 2008 às 22:40

    Imprimir


Paris, 20 jan (EFE) - O ministro de Imigração francês, Brice Hortefeux, anunciou hoje a criação de uma comissão para estudar o marco constitucional de cotas para imigrantes.

Defensor de uma imigração "selecionada" e não "sofrida", o presidente da República, o conservador Nicolas Sarkozy, disse que quer instaurar uma política de cotas para imigrantes.

"Não são temas simples. Por isso e com a autorização" de Sarkozy e do primeiro-ministro, François Fillon, "decidi criar um grupo de trabalho, uma comissão sobre o marco constitucional da nova política de imigração", disse Hortefeux na emissora "Europe 1".

A comissão, que será implementada este mês e encerrará seus trabalhos no final de abril, será formada por um senador do partido conservador governante e um ex-secretário de Estado socialista de Integração, entre outros.

O grupo estudará essencialmente dois aspectos, acrescentou Hortefeux, que lidera o Ministério de Imigração, Integração, Identidade Nacional e Co-desenvolvimento criado por Sarkozy, após sua chegada ao poder, em maio de 2007.

São "cotas para uma imigração bem-sucedida e a simplificação das jurisdições", indicou o ministro.

A instauração de uma política de cotas poderia exigir uma reforma da Carta Magna francesa, já que o Conselho Constitucional indicou que o conceito contraria o princípio de igualdade.

Hortefeux alega que três de cada quatro franceses são favoráveis a uma política de cotas, que permite a entrada de estrangeiros em função de critérios de profissão e nacionalidade.

O Partido Socialista criticou imediatamente a criação anunciada da comissão.

A eventual "reforma constitucional seria um novo golpe aos direitos dos estrangeiros" e atentaria "de forma insuportável" contra "nossa tradição republicana", afirmou o PS em comunicado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189598/visualizar/