Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Janeiro de 2008 às 03:38
Por: André Luís Nery e Marta Cavall

    Imprimir


Enquanto o governo federal congelou a abertura de novos concursos públicos em função da perda da arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), os estados e o Distrito Federal abriram ou vão abrir pelo menos 49.950 mil vagas em 2008, segundo levantamento do G1.

O número de vagas a serem abertas pode ser até maior, já que, em alguns concursos aprovados, os governos estaduais ainda não definiram quantas vagas serão abertas. Dentre os 26 estados e o Distrito Federal, dez informaram que, por enquanto, não têm concurso autorizado (quando tem portaria publicada no "Diário Oficial") para 2008.

O Rio de Janeiro lidera entre os estados com concursos previstos ou autorizados para 2008. Segundo a assessoria do governo fluminense, a previsão é de que sejam abertas 17.692 vagas. No entanto a assessoria destaca que o número pode sofrer alterações.

O estado deve abrir concursos para as Secretarias da Educação (8.500 vagas), da Fazenda (70) e do Planejamento e Gestão (50), Corpo de Bombeiros (5.009), Polícia Militar (2.570), Polícia Civil (1.054), Instituto Estadual do Ambiente (210), Detran (209) e procurador (20).

Depois, aparece o governo do Distrito Federal, que deve abrir 5 mil vagas para professor temporário e 3 mil para a área da saúde. Além disso, há 1.600 vagas para técnico penitenciário, 280 para a Polícia Civil e 16 para o Corpo de Bombeiros. No total, segundo o secretário de Planejamento do DF, Ricardo Penna, serão abertas 12 mil vagas.

O governo do Tocantins deve abrir aproximadamente 5 mil vagas para o provimento de cargos no Poder Executivo e na Secretaria da Saúde. Haverá cargos para nível fundamental, médio e superior. Os editais devem ser publicados em fevereiro.

Em São Paulo, há pelo menos 3.609 vagas autorizadas. Haverá concursos para cargos na Polícia Civil (472 vagas), para agente penitenciário (135), Secretaria da Educação (2.545 para secretário de escola e 372 para supervisor de ensino) e 85 vagas para os cargos de eletricista, mecânicos de manutenção, agentes operacionais e agentes de segurança na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Além dessas vagas já definidas, estão previstos concursos no Metrô para os cargos de engenheiro júnior, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico de segurança; na Fundação Casa (antiga Febem) - número de cargos e vagas ainda indefinidos -, na Secretaria de Educação, para agente de serviços escolares (servente) e agente de organização escolar (escriturário), e na Secretaria de Segurança Pública, para delegado, escrivão e investigador.

A assessoria do governo de Pernambuco informou que prepara concursos, prioritariamente, para as áreas de segurança, saúde e educação. Até agora, já está confirmado o concurso para a Polícia Militar (2 mil vagas) e Corpo de Bombeiros (500).

No entanto, além das secretarias da Saúde e Educação, também estão previstos concursos para o preenchimento de vagas na Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Secretaria da Fazenda e Complexo Industrial Portuário (Suape).

A Paraíba já lançou concurso para Procuradoria Geral (30 vagas) e Contadoria Geral (15) do Estado, mas também deve abrir concurso para agente penitenciário (em torno de 2 mil) e para a Secretaria de Educação e Polícia Militar, que ainda não definiram o número de vagas.

No Espírito Santo, já estão com inscrições abertas ou serão lançados concursos para a Secretaria da Saúde (567 vagas), Polícia Militar (500), Corpo de Bombeiros (240), Polícia Civil (100) e Secretaria da Fazenda (60). Haverá ainda concurso para cadastro reserva do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

No Pará, o governo já abriu 1.374 vagas –Secretárias de Esporte e Lazer (200), de Pesca e de Aqüicultura (212), de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (163), de Justiça e Direitos Humanos (215) e Universidade do Estado do Pará (584).

No Ceará, serão quatro concursos, três deles com vagas já definidas - para a Polícia Militar (mil), Defensoria Pública (60) e Procuradoria Geral (20). Haverá ainda concurso para a Secretaria Meio Ambiente, que não tem definido o número de vagas.

Minas Gerais já está com concursos abertos para o Corpo de Bombeiros (530 vagas) e Secretaria da Saúde (492). Em Goiás, o governo abriu concurso para a Polícia Civil (612 vagas) e para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (125).

Outros três estados que têm previstos concursos são Sergipe, Roraima e Rondônia. Em Sergipe, serão lançados até fevereiro editais para Polícia Militar (500 vagas) e Fundação Renascer (30). Rondônia vai abrir 600 para professores e funcionários administrativos, enquanto Roraima tem previsão de concurso para 20 vagas de oficiais para a Polícia Militar.

No Amapá, a assessoria do governo informou que já estão autorizados dois concursos, mas que ainda não está definido o número de vagas a serem oferecidas. Segundo a assessoria, haverá concurso para a Secretária da Saúde e Corpo de Bombeiros (nível superior).

Sem concursos

As assessorias dos governos de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina informaram que não há concurso autorizado para 2008.

Sem resposta

A assessoria do governo do Acre não respondeu à consulta da reportagem.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190602/visualizar/