Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 16:58

    Imprimir


Tomou posse nesta segunda-feira (3), em Brasília, o novo diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Cuiabá (MT), Leoni Covari.O estabelecimento de ensino tem com uma das prioridades atender aos pequenos agricultores dos assentamentos da região.

Segundo Leoni Covari, serão oferecidos cursos de extensão e de educação de jovens e adultos para os agricultores e seus familiares. "Temos no entorno da escola 12 assentamentos, onde vivem cerca de 600 famílias. Nossa meta é ofertar educação profissional para o agricultor, sua mulher e filhos", ressalta.

Outro projeto que será implantado, a partir de 2008, é o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas. Financiado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Mistério da Ciência e Tecnologia, o recurso de R$ 120 mil será aplicado na capacitação dos membros de cooperativas e associações agrícolas do local. "Um dos problemas enfrentados pelos pequenos agricultores é a falta de conhecimento sobre gestão, o que acaba causando prejuízos e, às vezes, inviabilizando os assentamentos. Por isso, é fundamental qualificá-los para que eles possam gerir sua produção e comercialização da melhor forma", explica o diretor.

Expansão

Para a segunda fase do plano de expansão, estão previstas a abertura de mais seis unidades descentralizadas de ensino (Uneds) nos municípios de Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Juína e Campo Novo do Parecis. Atualmente, o estado tem dois Cefets, uma escola federal agrícola em Cáceres e a Uned de Boa Vista.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195838/visualizar/