Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Novembro de 2007 às 20:33

    Imprimir


BRASÍLIA - O laboratório Farmanguinhos prepara-se para lançar duas novas drogas de combate à aids. Um dos medicamentos, cujo processo de registro de patente está em andamento, é uma inovação feita a partir de um remédio desenvolvido por um laboratório internacional e comercializado no Brasil por alto preço. "Fizemos alterações na molécula. A nova droga terá um custo muito mais baixo para o País, caso seja incorporado ao programa de distribuição", contou o diretor do Farmanguinhos, Eduardo Azeredo Costa. O segundo medicamento à espera de lançamento é uma associação de três anti-retrovirais.

Costa afirma que os dois produtos são candidatos a integrar a lista de medicamentos distribuídos pelo Programa Nacional de DST-Aids. Mas não é um processo imediato. "É preciso um estudo prévio. Mas não temos dúvida de que as duas opções podem trazer ganhos significativos para o programa, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista de conforto para pacientes." A associação de drogas é vista por especialistas como uma ferramenta importante para facilitar o tratamento e garantir que pacientes tomem de forma adequada a medicação.

O Farmanguinhos não revela nem o nome dos novos remédios, nem o laboratório internacional, para manter o sigilo industrial da produção e patenteamento.

Efavirenz

O Farmanguinhos, em conjunto com Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), também deverá começar a produzir, a partir de maio de 2008, o genérico do Efavirenz, antiaids da Merck Sharp e Dhome que teve sua licença compulsória decretada em maio. Pela legislação, o País tem até um ano, contado a partir da licença compulsória, para iniciar a produção do medicamento. É isso que agora será feito. Lapefe ficará encarregado de abastecer 50% do mercado e Farmanguinhos produzirá o restante. Ao todo, serão 30 milhões de comprimidos de 600 miligramas por ano. "Isso trará uma economia de US$ 20 milhões", avaliou Costa.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/196128/visualizar/